Instituto xy.org seleciona Diretoria Executiva

  • Compartilhe:

Publicado em 09/11/2016

O Instituto xy.org (nome provisório) selecionou os cientistas que ocuparão os cargos de diretor executivo e presidente do Conselho Científico da instituição. Os nomes, no entanto, ainda não foram anunciados. 

O Instituto é uma instituição privada, sem fins lucrativos, organizada sob a forma de Associação Civil e com sede no Rio de Janeiro. Operará com recursos oriundos de um fundo patrimonial de valor relevante, constituído através de doação de Branca e João Moreira Salles. Um aporte inicial já foi realizado.

O caráter irrevogável desta doação assegura a perenidade do Instituto e é garantia do compromisso de longo prazo dos instituidores com o projeto. Outras fontes de financiamento poderão ser incorporadas mais adiante, com o amadurecimento do Instituto.

O objetivo principal do Instituto é estimular a cultura da ciência no Brasil, apoiando projetos de pesquisa e de divulgação no âmbito das ciências e da matemática. 

O Instituto agirá para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto na vida dos brasileiros. Contribuirá para que cientistas e matemáticos, amparados no mérito de suas realizações, assumam o papel de exemplos para os jovens, notadamente aqueles prestes a escolher uma carreira. Apoiará a comunidade científica de modo a que se torne protagonista na formulação de políticas públicas e no debate sobre questões que afetam a vida das pessoas.

Confira, abaixo, um manifesto escrito pelos seus organizadores com atualizações sobre o Instituto. 

"Caros amigos,

Seguem breves informações sobre o Instituto xy.org (nome provisório).

Depois de extenso processo de busca, foram escolhidos os cientistas que ocuparão a Diretoria Executiva e a Presidência do Conselho Científico do Instituto. Os nomes ainda não foram anunciados porque, antes de mais nada, é preciso cumprir certos processos administrativos junto às instituições a que as pessoas selecionadas estão atualmente ligadas.

Ao longo dos últimos meses, seguimos nos preparando para o início das atividades, agora com a contribuição, ainda informal, dos novos colaboradores. As seguintes providências foram tomadas, entre outras:

a) Definições sobre a organização interna;
b) Detalhamento das etapas de seleção de projetos (chamada, avaliação, seleção e monitoramento);
c) Preparação de lista preliminar de nomes para integrar o Conselho Científico;
d) Reunião inaugural do Conselho de Administração.

O nome definitivo do Instituto será divulgado em breve. Pelo atual cronograma, as primeiras chamadas deverão ocorrer a partir do segundo semestre de 2017.

Assim que possível, voltaremos a dar notícias.

Atenciosamente,

Instituto xy.org

[Publicado no início de novembro de 2016]"

(Instituto xy.org)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino