Prêmio Anísio Teixeira, da Capes, é entregue a Acadêmicos

  • Compartilhe:

Publicado em 26/10/2016


Da direita para a esquerda, os Acadêmicos Marcia Barbosa (3), Marcelo Viana (5), Jorge Guimarães (6), Adalberto Val (7) e Helena Nader (8). Além deles os também premiados Antonio do Amaral, Malaquias Batista e Carlos Cury

A edição de 2016 do Prêmio Anísio Teixeira, entregue a cada cinco anos pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), agraciou cinco membros titulares da Academia Brasileira de Ciências entre os 12 pesquisadores premiados nas categorias "Educação Superior" e "Educação Básica".

Na categoria "Educação Superior", foram premiados os Acadêmicos Adalberto Luis Val, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia; Helena Bonciani Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Jorge Almeida Guimarães, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e Márcia Cristina Bernardes Barbosa, professora titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Na categoria "Educação Básica", o Acadêmico premiado foi Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada.

A entrega do prêmio aconteceu no dia 26 de outubro em Brasília. Assista o vídeo da Capes sobre a cerimônia.

Sobre o prêmio

O Prêmio Anísio Teixeira foi instituído pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 216 de 9 de março de 1981, como uma homenagem ao educador Anísio Teixeira, intelectual baiano que difundiu o papel transformador da educação e da escola para a construção de uma sociedade moderna e democrática. Idealizou, ainda, a primeira universidade com cursos de graduação e pós-graduação, e foi o primeiro presidente da Capes, fundada em 1951, e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), que, desde 2001, incluiu seu nome ao da instituição.

O prêmio é concedido a personalidades brasileiras que, por suas atividades, tenham contribuído de forma relevante para o desenvolvimento institucional da universidade ou de centros de natureza educacional e científica. Em 2012, com a nova missão da Capes de formar pessoal para a educação básica, foi instituído o Prêmio Anísio Teixeira da Educação Básica, que visa "reconhecer personalidades brasileiras que tenham contribuído de forma relevante e sistemática para o desenvolvimento da educação básica no país para o aperfeiçoamento de ações dirigidas a esse nível de ensino ou para as atividades de melhoria da qualidade da formação de professores da educação básica".

(Ascom ABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino