Biblioteca Nacional disponibiliza acervo online dos Anais da ABC

  • Compartilhe:

Publicado em 21/09/2016



Está disponível na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional todo o acervo da publicação "Anais da Academia Brasileira de Ciências", periódico publicado pela ABC desde 1929. A iniciativa de disponibilizar a coleção foi do físico e pesquisador da história da ciência, Ildeu de Castro Moreira, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor do Instituto de Física e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ildeu relatou que a proposta de digitalizar as edições da revista no ano do centenário da ABC foi imediatamente aceita pela coordenadora da Biblioteca Nacional Digital, Angela Bittencourt. O físico já havia proposto, anteriormente, a digitalização da revista Ciência e Cultura. "O trabalho da Hemeroteca é um dos melhores do mundo como ferramenta de busca. O site já possui 13 milhões de páginas, com publicações desde 1808. Isso é uma fonte inestimável", afirmou o historiador.

Além dos Anais da ABC (registrados como "Annaes", em acordo com a grafia utilizada em 1929, na época da fundação da revista), a Hemeroteca deve disponibilizar as publicações anteriores da Academia Brasileiras de Ciências, incluindo a "Revista da Sociedade Brasileira de Ciências", publicada em 1917, ainda com o nome antigo da instituição, e a Revista da Academia Brasileira de Ciências, de 1926, em que são relatados detalhes da visita de Albert Einstein feita ao Brasil um ano antes.

Angela Bittencourt lembrou a importância de ter um acervo como esse reunido em uma plataforma online gratuita. "É a memória da Academia de Ciências, a memória da ciência do país sendo divulgada. Esse é o objetivo da Hemeroteca Digital: preservar a memória e dar acesso livre a todo cidadão brasileiro e do mundo. "

Além de digitalizadas, as edições dos Anais da ABC, de 1929 até 2015, estão também indexadas, possibilitando a pesquisa por palavras-chave e assuntos de interesse, além da data de publicação. A disponibilização desse acervo acontece pouco tempo depois da ABC ter se tornado parceira na Rede da Memória Virtual Brasileira da Biblioteca Nacional.



(Samil Chalupe para NABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino