Acadêmico Carlos Alberto Aragão nomeado para a Comissão Deliberativa da Cnen

  • Compartilhe:

Publicado em 09/08/2016



O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, nomeou o cientista Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho para exercer a função de membro da Comissão Deliberativa da Comissão de Energia Nuclear (Cnen) em substituição a Rex Nazaré Alves. Físico, Aragão de Carvalho Filho é mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e doutor pela Princeton University, com experiência acumulada nas agências de fomento e institutos de pesquisa ligados ao MCTIC. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 4 de agosto.

Aragão foi presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); diretor de inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ocupou ainda o cargo de diretor de Inovação e Tecnologia do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que deixou em 2016. 

Pesquisador das áreas de física das partículas elementares e campos e física da matéria condensada, o Acadêmico atua principalmente em teorias quânticas de campos e suas aplicações, teorias quânticas de campos a temperatura finita, métodos semiclássicos em geral, fotônica e plasmônica. 

Também compõem a Comissão Deliberativa da Cnen o presidente Renato Machado Cotta; o diretor de Gestão Institucional, Cláudio de Souza Gimenez; o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear, Paulo Fernando Lavalle Heilbron Filho; e o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Altair Souza de Assis.

(Ascom MCTIC - 04/08/2016 - Foto: Divulgação)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino