Pint of Science acontece pela segunda vez no Brasil em sete cidades

  • Compartilhe:

Publicado em 19/05/2016



A ciência vai invadir restaurantes e bares de sete cidades brasileiras nos dias 23, 24 e 25 de maio. Serão três noites para brindar à curiosidade humana e ao conhecimento científico durante o festival internacional de divulgação científica Pint of Science, que acontecerá este ano no Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Dourados (MS), Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo (SP). O Brasil é o único país da América Latina a participar da iniciativa, que será realizada simultaneamente em mais 11 países.

No Brasil, o evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos locais em que acontecerão os bate-papos científicos. Para conferir a programação de cada cidade, basta acessar o site www.pintofscience.com.br.

Da Inglaterra para o mundo

A primeira edição do Pint of Science aconteceu na Inglaterra em maio de 2013, um ano depois de Michael Motskin e Praveen Paul, pesquisadores do Imperial College London, terem aberto seus laboratórios para receber pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla. A experiência de convidá-los para conhecer as pesquisas que realizavam foi tão inspiradora que os dois decidiram propor um evento em que os pesquisadores saíssem de seus laboratórios para conversar diretamente com o público em geral. Nasceu, assim, o Pint of Science.

A iniciativa foi se espalhando para outros países e, em 2015, ocorreu pela primeira vez no Brasil, na cidade de São Carlos. Em 2016, voluntários das sete cidades brasileiras que abrigarão o festival abraçaram a ideia e hoje contam com o apoio de várias instituições. Em âmbito nacional, a Elsevier e o Rio Quente Resorts estão apoiando o Pint of Science.

Além do Brasil, os outros países que vão participar da iniciativa nos mesmos dias são África do Sul, Alemanha, Austrália, Áustria, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda e Itália. Nas três noites do festival, uma rede global com mais de 100 cidades será construída especialmente para brindar a ciência.

Confira aqui, também, vídeos dos pesquisadores Rogério Panizzutti e Stevens Rehen, que farão palestras no dia 25, no bar Olho da Rua, em Botafogo, e Mario Silva Neto, que se apresenta no dia 24 no Bar do Ernesto, na Lapa, todos no Rio de Janeiro.





(Adaptado de Pint of Science)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino