Grupo liderado pelo Acadêmico Marcelo Viana ganha Grand Prix Scientifique Louis D.

  • Compartilhe:

Publicado em 16/05/2016



Uma equipe de matemáticos brasileiros e franceses, liderada pelo pesquisador Marcelo Viana, Acadêmico e diretor geral do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), foi distinguida com o Grand Prix Scientifique Louis D., considerado o principal prêmio científico da França. 

O Grand Prix Scientifique Louis D. tem o valor de 450.000 euros (cerca de R$ 1,8 milhão) e é atribuído anualmente pela Academia de Ciências da França a um ou dois projetos na vanguarda da pesquisa, em qualquer domínio da Ciência. Esta é a primeira vez que ele é concedido na área de Matemática. O prêmio é financiado pela Fondation Louis D., organização criada em 1999 por meio de doação privada anônima, com o objetivo de encorajar a pesquisa científica. 

Em 2016 o prêmio será compartilhado pelos pesquisadores Marcelo Viana, do IMPA, e François Labourie, da Universidade de Nice (França). 

A cerimônia de premiação terá lugar no dia 8 de junho na sala "La Coupole" do Institut de France, em Paris. 

A equipe coordenada por Viana é formada por jovens pesquisadores de diversas instituições brasileiras e franceses e tem por objetivo o estudo dos sistemas chamados caóticos, cuja evolução no tempo é fortemente imprevisível e que, por isso, requerem ferramentas geométricas e probabilísticas muito sofisticadas para serem analisados. Além disso, o projeto visa promover uma colaboração científica cada vez mais intensa entre os dois países em diversas áreas da Matemática.
Para mais informações, acesse Fondation Louis D.

(Adaptado de IMPA)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino