Luiz Davidovich apresenta palestra em evento na sede da Cnen

  • Compartilhe:

Publicado em 09/05/2016



Presidente da Academia Brasileira de Ciências e professor titular do departamento de física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Davidovich será o convidado, no dia 10 de maio, do projeto "Grandes Nomes, Grandes Temas", promovido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), em sua sede, para comemorar os 60 anos da instituição.

A palestra do professor Davidovich será às 15h e abordará o tema "Repensando a universidade brasileira".

Nos últimos anos, uma série de fatores tem motivado a reflexão sobre o papel da universidade no Brasil. Entre eles, a ampliação da presença da ciência e da tecnologia brasileiras no cenário internacional, a premência de incluir setores cada vez mais amplos da população no ensino superior, a necessidade de agregar valor aos produtos produzidos no Brasil, e o contato com exemplos internacionais inovadores na área de educação.  Intensifica-se por isso mesmo o debate entre cientistas, professores, educadores, empresários e políticos sobre os meios de alcançar e consolidar a excelência do ensino superior e de promover mudanças estruturais inadiáveis na universidade brasileira.
 
Para Luiz Davidovich, é preciso que as universidades brasileiras avaliem continua e criticamente os fatores que as impedem de se renovar e de incorporar a esse processo de transformação noções, tais como flexibilidade, diversidade, interconectividade, interdisciplinaridade, que se tornaram indissociáveis do projeto de uma universidade de excelência.
 
Luiz Davidovich é professor e pesquisador do Instituto de Física da UFRJ, atuando em pesquisa nas áreas de óptica quântica e de informação quântica. É presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) e da National Academy of Sciences (USA). Entre os prêmios e títulos já recebidos, destacam-se a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2000, o Prêmio TWAS de Física, em 2001, e o Prêmio Álvaro Alberto (CNPq) e a Medalha Tamandaré (Marinha do Brasil), em 2010.

Aqueles que desejarem certificado de participação no evento deverão informá-lo, registrando sua presença em lista disponível no local.

Serviço:

Evento: Grandes Nomes, Grandes Temas

Palestra: "Repensando a universidade brasileira", por Luiz Davidovich
Data: 10 de maio

Horário: 15h

Local: Auditório Carneiro Felippe - Sede da CNEN. Rua General Severiano, 90, térreo - Botafogo

(Adaptado de CNEN)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino