Acadêmico Edgar Dutra Zanotto é eleito fellow da Sociedade de Cerâmica dos Estados Unidos

  • Compartilhe:

Publicado em 29/04/2016



Engenheiro de materiais e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Edgar Dutra Zanotto foi um dos sócios da Sociedade de Cerâmica dos Estados Unidos (AcerS, na sigla em inglês) eleitos, em 2016, a subir para a categoria de "fellow" da instituição.

Anualmente, membros superiores da AcerS indicam alguns sócios para subirem de categoria dentro da instituição. O critério para a escolha são as contribuições dos cientistas para a área, como pesquisas relevantes em cerâmica e publicações de artigos em veículos científicos de destaque. São necessárias, no mínimo, seis indicações para que a candidatura do sócio seja considerada. No caso do professor Zanotto, da divisão de vidros e matérias óticos da AcerS, todas as indicações foram feitas por pesquisadores estadunidenses.

Após a candidatura ser aprovada, um comitê chamado Panel of Fellows escolhe entre 10 e 15 cientistas para subirem à categoria de fellows e, dessa lista, a diretoria faz uma última análise podendo vetar alguns nomes.

Entre os benefícios oferecidos pela associação aos fellows estão possíveis convites para compor a diretoria da associação; a evolução para membro honorário; descontos nos congressos realizados pelo AcerS. "Sem falar no prestígio, quando se vai a um congresso, já vem escrito no crachá 'fellow'. E dá uma visibilidade, pois são eventos gigantescos, para milhares de pessoas. Em Slat Lake City serão em torno de 3 mil pessoas", disse o professor Zanotto, referindo-se ao Encontro Anual da AcerS que este ano será realizado em outubro em Salt Lake City, no estado de Utah, nos Estados Unidos, e os novos fellows terão a posse oficial.

Edgar Dutra Zanotto graduou-se em engenharia de matérias pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em 1976, um ano antes de ingressar como sócio da AcerS. Permaneceu como sócio durante aproximadamente 10 anos, até se afastar da instituição, para a qual voltou, ainda como sócio, em 2005.

Zanotto é doutor em tecnologia de vidros pela Universidade de Sheffield, na Inglaterra, tendo concluído a pós-graduação em 1982 e atualmente é professor da UFSCar. Recebeu importantes prêmios em sua carreira, entre ele o TWAS Engineering Prize de 2010.

(ASCOM ABC / Foto: Enzo Kuratomi/UFSCar)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino