Reunião Magna da ABC terá exposição histórica

  • Compartilhe:

Publicado em 08/04/2016

A Reunião Magna da ABC em 2016 será diferente. Para comemorar o centenário da Academia, que foi fundada em 3 de maio de 1916, o encontro será realizado em parceria com o Museu do Amanhã e ocorrerá em suas instalações. 

O museu, recém-inaugurado no Rio de Janeiro, é totalmente dedicado à ciência e ao conhecimento. Uma combinação perfeita, já que a ABC também está propondo neste evento pensar em um amanhã melhor para nosso planeta.

Aproveitando o ambiente cultural e científico do Museu, será montada uma exposição interativa que contará um pouco da história da ABC, dentro do contexto brasileiro e do mundial. 

A exposição "100 Anos da Academia Brasileira de Ciências" acontecerá de 3 a 15 de maio e funcionará como um "túnel do tempo da ciência", em que os visitantes poderão conhecer também as principais descobertas da ciência brasileira e mundial e o desenvolvimento das instituições e políticas científicas desde 1916, ano de criação da ABC.

A mostra terá vídeos e fotos ilustrando os períodos históricos abordados, além de um painel especial apresentando 18 cientistas brasileiros de destaque que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do país. 

Uma das principais atrações da exposição será um e-book interativo voltado para crianças. Elas aprenderão sobre cientistas criativos do Brasil de forma lúdica, por meio de jogos, ilustrações e filmes de animação produzidos pelo Canal Futura e pelo Sesi. 

Outra novidade é que o público vai poder visitar, pela primeira vez no Rio de Janeiro e por ocasião do centenário da ABC, o navio de pesquisa oceânica Vital de Oliveira, operado pela Marinha e adquirido em 2015 pela Petrobras, Vale e os Ministérios da Defesa (MD) e Ciência e Tecnologia (MCTI). O navio ficará atracado no lado esquerdo do Museu do Amanhã, de 3 a 6 de maio, das 10h às 18h. Além do navio, também será exposta parte do acervo do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).


#ABCiencias100

................................................................................................................................................................
Veja a programação para escolher os dias e turnos de seu interesse e confira o perfil dos palestrantes. As inscrições são feitas pelo formulário https://museudoamanha.typeform.com/to/fcO1Nr. Conforme procedimento do Museu do Amanhã, é obrigatória a inscrição prévia. 

Para credenciamento de imprensa, mande um e-mail para ascom@abc.org.br informando o veículo, nome e CPF dos jornalistas que estarão presentes e contato.

Sobre o Museu do Amanhã:

O Museu do Amanhã é um museu de ciências dedicado a explorar possibilidades de construção do futuro, a partir das diretrizes de sustentabilidade e convivência. Seu percurso narrativo é norteado por cinco perguntas - "De onde viemos? Quem somos? Onde estamos? Para onde vamos? Como queremos ir?" - e se desdobra em experiências imersivas, ambientes audiovisuais e instalações interativas. O público é convidado a se engajar em uma reflexão sobre a era do Antropoceno, quando o homem se tornou uma força planetária capaz de alterar o clima, degradar biomas e interferir em ecossistemas. O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, tendo o Banco Santander como Patrocinador Máster. O projeto conta ainda com a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio de sua Secretaria do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) é responsável pela gestão do museu.



 
MAIS INFORMAÇÕES
ascom@abc.org.br
(21) 3907-8129/26/15

 

(Foto gentilmente cedida pelo CBPF)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino