Acadêmicos realizam eventos-satélite pelo Brasil no ano do centenário da ABC

  • Compartilhe:

Publicado em 16/02/2016

Uma das atividades previstas para o ano do centenário da ABC é a realização de eventos-satélite em todo o país, organizados por Acadêmicos.Um deles, organizado pelo Acadêmico Gilberto Domont, químico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), será sobre o Projeto Proteoma Humano (HPP, na sigla em inglês) e acontecerá no Rio de Janeiro, nos dias 11 e 12 de dezembro.

Lançado no 11th HUPO Annual World Congress em 2012 em Boston, nos Estados Unidos, o HPP é o mais importante e abrangente projeto cientifico do mundo na área biológica e da saúde, atualmente, que estabelece como meta a caracterização de proteínas de todo genoma humano. "As proteínas são o verbo da biologia e as técnicas proteômicas, os substantivos usados para identificá-las", compara Domont. Saiba mais sobre este evento aqui.

Outro evento, que está em fase de organização pelos Acadêmicos Evaldo Vilela e Mauro Teixeira, vai tratar de segurança alimentar. "Abordaremos a produção de alimentos em um mundo com crescentes demandas e necessitando cada vez mais gerar renda e emprego, além da oportunidade ímpar para o Brasil de contribuir decisivamente para a alimentação da população mundial, com combate à pobreza e, consequentemente, contribuindo para a paz", explica Vilela.

A reunião será nos dias 18 e 19 de abril, em Goiânia, no Castro's Park Hotel, e terá palestras e debates tratando da contribuição da pesquisa científica e tecnológica na produção de alimentos e dos desafios para a sustentabilidade na era pós Acordo de Paris (COP 21).


O Acadêmico afirma, ainda, que o centenário é um momento estratégico para a ABC demonstrar para a sociedade brasileira a pesquisa científica e tecnológica de nível mundial que é realizada no país e os benefícios dela a população. "Conseguiremos muito se continuarmos avançando no desenvolvimento científico e tecnológico em nosso país, capacitando jovens talentosos e valorizando a ciência como um bem precioso da sociedade, e isto depende inteiramente do engajamento dos Acadêmicos, que devem comparecer e participar ativamente do diálogo com a sociedade." Veja mais sobre o evento.

Já o Acadêmico Carlos Alberto Aragão de Carvalho Filho organiza um evento que dá continuidade a outro, ocorrido em 2013, na Dinamarca, chamado "An Open World" - Um Mundo Aberto. Esse evento comemorava os 100 anos da proposição do primeiro modelo atômico pelo físico vencedor do Prêmio Nobel Niels Bohr, em 1913. "O tema central desse encontro era uma proposta que havia sido feita no pós-guerra por Bohr", conta Aragão. "Ele escreveu uma carta, destinada aos governantes da época, propondo que o mundo fosse aberto e houvesse uma ampla circulação de informação, de modo que as potências mundiais pudessem compartilhar saberes."

Esse seria, para Bohr, o antídoto para situações de guerra - o compartilhamento de informações que fluíssem livremente, a exemplo do que ocorria na ciência, para evitar tensões. "A proposta dele não foi aceita, obviamente; pelo contrário: o mundo mergulhou em uma Guerra Fria." A conferência de 2013 tinha como objetivo resgatar essa proposta do Bohr de se estabelecer um intercâmbio de informações. Vários temas foram abordados, como drones, vazamento de informação e espionagem digital.

Na conferência da Dinamarca, Aragão estava representando o então ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e fez um convite para que uma nova edição do evento ocorresse três anos depois, em 2016 - ano das Olimpíadas e do centenário da ABC -, no Rio de Janeiro. A proposta, que teve o aval do ministro e do presidente da ABC, Jacob Palis, foi aceita, e a ideia é realizar essa segunda edição em novembro de 2016, como parte das celebrações do centenário. 

Todos os Acadêmicos são muito bem-vindos a organizarem atividades e eventos ligados ao centenário da ABC. Os interessados podem entrar em contato com Fernanda Wolter pelo e-mail fwolter@abc.org.br ou pelo telefone (21) 3907-8128.



(Clarice Cudischevitch para NABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino