Seminário Internacional em Ecologia, Mineração e Desenvolvimento Sustentável

Nos dias 18 e 19 de novembro, acontecerá, no Rio de Janeiro, o Seminário Internacional em Ecologia, Mineração e Desenvolvimento Sustentável. O evento é organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

A sustentabilidade do uso dos recursos minerais e a preservação do patrimônio biológico nacional devem ser temas centrais nas atividades econômicas de qualquer país.  A mineração é um setor importante no Brasil, tendo participação importante no PIB nacional. Também promove o desenvolvimento local através do impacto socioeconômico dos recursos advindos da exportação mineral.

O maior desafio do setor mineral no Brasil é compatibilizar as atividades extrativistas dos recursos com a preservação ambiental, processo que é regulado por um marco legal rigoroso e complexo. Um dos aspectos importantes desta questão é a conservação do patrimônio espeleológico do país.

No contexto da mineração de ferro, o foco de discussão atual é a preservação das cavernas ferruginosas, que tem grande importância ecológica e vasta ocorrência em áreas ricas de minério de alta qualidade, o que dificulta a obtenção de licenças ambientais para operar.  A politica de proteção às cavernas no Brasil impõe condicionantes ambientais que limitam empreendimentos em áreas de ocorrências espeleológicas relevantes, que são protegidas por leis especificas.

Há evidências de que a atual legislação de proteção das cavernas poderá comprometer parte da atividade econômica do setor mineral no Brasil. Para evitar a paralisação do setor, é urgente que se promova uma ampla discussão entre o conhecimento cientifico, representado pela academia; o marco regulatório, representado por organizações governamentais; e o setor de negócios, representado pelas empresas.

Busca-se estabelecer uma posição de consenso entre as partes envolvidas e um posicionamento estratégico da questão, que possam subsidiar politicas publicas que permitam a atividade econômica concomitantemente à conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável do Brasil.

O evento é gratuito e terá tradução simultânea. Clique na imagem e confira a programação completa do evento.

Seminário Internacional em Ecologia, Mineração e Desenvolvimento Sustentável
Data: 18 e 19 de Novembro de 2015
Local: Sede da ABC - Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ (próximo ao metrô Cinelândia)

Informações:
Fernando Verissimo
Secretário do Seminário
verissimo@abc.org.br

Para hospedagem no Rio de Janeiro, recomendamos o Savoy Othon Hotel Copacabana.




webTexto é um sistema online da Calepino