Cientistas de todo o Brasil têm até o dia 7 de junho para inscrever seus projetos no prêmio L'Oréal-UNESCO-ABC Para Mulheres na Ciência. As pesquisadoras devem efetuar sua inscrição no site criado especialmente para os 10 anos do programa:
www.paramulheresnaciencia.com.br. O espaço traz, ainda, informações sobre as histórias das vencedoras, curiosidades sobre o prêmio e o regulamento para as inscrições.
A cada ano, sete mulheres são premiadas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas com uma bolsa-auxílio de US$ 20 mil (convertidos em reais), para cada uma. Cientistas de todo o Brasil devem se inscrever em uma das quatro áreas de pesquisa: Biomédica, Biológica e da Saúde; Química; Física e Matemática.
Nesses 10 anos, o prêmio L'Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência já reconheceu o trabalho de 61 pesquisadoras no país. As vencedoras da 10ª edição serão anunciadas em agosto e a cerimônia de premiação será em outubro.
Há 10 anos, o prêmio L'Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência inspira as mulheres de hoje a transformarem o mundo de amanhã.
#mulheresnaciência
Sobre o For Women in Science
Lançado em 1998, o L'Oréal/UNESCO For Women in Science, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. A cada ano, cinco notáveis pesquisadoras, uma por continente, são laureadas no programa. Em 17 anos, 87 cientistas de diferentes continentes, incluindo duas que foram depois vencedoras do Prêmio Nobel, foram premiadas em cerimônias que acontecem anualmente, na França, em março.
Além do reconhecimento às grandes cientistas mundiais, o programa, em seus desdobramentos internacional e regionais, já incentivou mais de 2.250 mulheres de 110 diferentes países a darem continuidade às suas carreiras e seus importantes projetos de pesquisa. No Brasil, o Prêmio L'Oréal/UNESCO/ABC Para Mulheres na Ciência comemora em 2015 dez anos e já premiou 61 cientistas.
Confira a campanha "Convite das vencedoras", lançada no
Twitter do programa. As Fellows e Laureadas reconhecidas em edições anteriores do programa nacional e internacional falam da importância do prêmio e convidam novas cientistas a inscreverem os seus projetos.
O primeiro vídeo-convite veio da astrofísica e Acadêmica
Thaisa Bergmann. Ela foi a representante da América Latina premiada este ano na edição internacional L'Oréal-UNESCO For Women in Science. Thaisa é a sexta cientista brasileira a receber esse reconhecimento em Paris. A campanha vai até o fim de maio e conta com o convite inspirador dessas mulheres.
Para o aniversário de 10 anos do prêmio no país, também estão sendo realizados seminários e palestras em universidades e museus brasileiros, com a participação das vencedoras de anos anteriores. Essas mesas redondas têm o objetivo de discutir a ciência no Brasil e a participação feminina na área, trazendo para o debate a necessidade de mais investimentos em pesquisa e a busca por um equilíbrio de gêneros na carreira cientifica.