REUNIÃO MAGNA ABC 2013

A Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências de 2013 aconteceu nos dias 6, 7 e 8 de maio. Este ano, o tema escolhido foi Desenvolvimento Científico-Tecnológico: Rumo a Novos Patamares.

Integraram o evento a cerimônia de posse dos novos Acadêmicos, palestras e debates com destacados cientistas brasileiros, conferências proferidas por um vencedor da Medalha Fields e três Prêmios Nobel, a diplomação dos membros afiliados da ABC do Rio de Janeiro (2013-2017) e uma apresentação de pôsteres de jovens cientistas da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento, especificamente da região da América Latina e Caribe (TWAS-ROLAC)



A Reunião Magna

A reunião foi pensada originalmente para ser um momento de confraternização entre os Acadêmicos, de celebração do ingresso de novos cientistas à Academia e de recepção de diversas autoridades relacionadas à Ciência, Tecnologia e Inovação.

Nos últimos anos, também se tornou uma ocasião de debates abrangentes e multidisciplinares, combinando palestras de pesquisadores seniores com apresentações de jovens pesquisadores que vêm se destacando nas diversas áreas da ciência. Em 2007, o tema da reunião foi Novos desafios; em 2008, Da vinda da Corte aos desafios presentes na ciência no Brasil; em 2009, Galileu e Darwin: luzes da ciência sobre onde estamos e o que somos; em 2010, Ciência, Saúde e Sociedade; em 2011, A ABC a caminho do seu centenário; e em 2012, Ciência para o Desenvolvimento Sustentável.

O tema de 2013

O Brasil, em virtude do momento histórico que vive, das características de seu território, de sua matriz energética, de sua diversidade regional e cultural, do tamanho de sua população e do patamar científico que já alcançou, tem uma oportunidade única de construir um novo modelo de desenvolvimento sustentável, que respeite a natureza e os seres humanos. Este modelo deverá se apoiar na ciência, na tecnologia e na educação de qualidade para todos os brasileiros.

No sentido de contribuir para que o país atinja novos patamares no seu desenvolvimento científico e tecnológico, foram discutidos alguns temas prioritários na Reunião Magna da ABC. Foram eles: grandes projetos promovidos através de políticas científicas, melhoria do ensino de ciência e da estrutura de ensino superior, estímulo à pesquisa e desenvolvimento nas empresas e o investimento na ciência, tecnologia e inovação na área da saúde.

Além de divulgar os principais esforços em andamento, a reunião propôs medidas complementares que, na visão da comunidade científica, possam aprimorá-los, em benefício da sociedade.




webTexto é um sistema online da Calepino