Erreur : filtre <b>« - #TITRE »</b> non défini

ABC fará sessão sobre Amazônia em evento preparatório para a Rio + 20

1º/06/2012



A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) vai sediar, entre os dias 11 e 15 de junho, o "Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development", evento que funcionará como um preparatório para a Rio + 20 (veja aqui a matéria já publicada pelo site da ABC sobre o Fórum). Entre seus objetivos, estão o destaque à necessidade urgente de uma maior ação sobre o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza e o incentivo à pesquisa interdisciplinar, à colaboração e ao diálogo entre as ciências naturais, sociais e engenharia.

Englobando mesas de debate sobre temas como "Produção e Consumo Sustentáveis", "Clima e outras Mudanças Ambientais" e "Conhecimento Indígena", a reunião buscará definir o caminho para um novo pacto entre a ciência e a sociedade, estabelecendo as bases para uma discussão mais aprofundada na conferência mundial que acontecerá na semana seguinte. Em paralelo às mesas, o "Forum on Science, Technology and Innovation for Sustainable Development" terá também "side events", que visam complementar e agregar valor à agenda do evento como um todo, trazendo temas não abordados pelas sessões. 

A ABC é responsável pela realização de uma das sessões dos "side events", que abordará o tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia: Uma Perspectiva Brasileira". Os participantes serão os Acadêmicos Adalberto Val (diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Inpa); Bertha Becker (geógrafa da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e especialista em Amazônia) e Carlos Afonso Nobre (climatologista e secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI); além do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) Luciano Coutinho. A mesa acontecerá no dia 13 de junho, de 12h30 às 14h, na sala RDC. Clique aqui para ver o mapa do local. 

O ponto de partida para a discussão será o quadro conceitual apresentado na publicação "Amazônia: Desafio Brasileiro do Século 21 - a necessidade de uma revolução científica e tecnológica", produzido pela ABC. O documento propõe um novo paradigma para o desenvolvimento sustentável da Amazônia - onde ainda é possível conceber modelos sustentáveis de produção e consumo dos recursos naturais, que permitem o desenvolvimento não só econômico e social da região, mas também a conservação da natureza e da cultura dos povos indígenas que lá vivem. Não há "modelo" a ser copiado, porque não há exemplo de um país tropical desenvolvido, com uma economia baseada na diversificação de recursos naturais.

Para obter mais informações e se inscrever no Fórum, clique aqui (o evento é aberto para todos e a inscrição não é obrigatória, mas recomendada, de modo a facilitar a organização).

Para acessar a programação completa, clique aqui.

O Fórum é organizado pelo International Council for Science (ICSU), em parceria com a ABC, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), a Federação Mundial das Organizações de Engenharia (WFEO), o Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, além de contar com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e do Ministério das Relações Exteriores (MRE/Itamaraty).

(Clarice Cudischevitch)

Todas as matérias deste site podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3o andar, Centro
Rio de Janeiro, Brasil. Cep: 20030-060
Tel: [+55](21)3907-8100
Fax: [+55](21)3907-8101

Conteúdo retirado do site da Academia Brasileira de Ciências - www.abc.org.br