Erreur : filtre <b>« - #TITRE »</b> non défini

O universo mágico de um matemático

18/04/2012


"A paixão é inerente a muitos cientistas. E eu não escapo disso", disse o matemático Jacob Palis durante um encontro na Casa do Saber, na Lagoa, no Rio de Janeiro, na noite de 11 de abril. A interlocutora foi a editora de Ciência & Saúde do Jornal O Globo, Ana Lúcia Azevedo (na foto abaixo com Palis). A aula aberta, intitulada "As muitas incertezas de um matemático nota 10", lotou o auditório e foi uma conversa bem-humorada sobre a atuação profissional do cientista, sua linha de pesquisa e alguns aspectos da ciência brasileira. Confira abaixo as questões que foram abordadas.

Sistemas dinâmicos e evolutivos

A área tem sido o foco do trabalho de Palis desde o doutorado realizado na Universidade da California, nos Estados Unidos, sob orientação do cientista Stephen Smale, Membro Correspondente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Segundo ele, desde a época de Henri Poincaré - físico e matemático parisiense nascido no século XIX - a questão dos sistemas dinâmicos despontou. "É, na verdade, um campo com grande utilidade para a previsão de sistemas que pressupõem uma enorme quantidade de dados", explica.


De acordo com o presidente da ABC, um sistema dinâmico é um espaço onde acontecem deslocamentos de informações de forma contínua ou através de saltos de um ponto para o outro. "Na época do doutorado, o meu orientador tentava definir o que eles são e o que se podia dizer sobre o comportamento dessas trajetórias ao passar do tempo", acentua.

O entendimento e a aplicação desses sistemas ficaram mais evidentes com a evolução da tecnologia. Como consequência, o acúmulo de dados sobre modelos de mudanças climáticas, doenças e economia mundial, por exemplo, aumentou consideravelmente. "Nesses sistemas dinâmicos, a tendência é observar que as informações se acumulam em determinados pontos. Matematicamente, essas partes mais significativas, chamadas de atratores, possibilitam cálculos de previsões que não estão livres de sofrer incertezas".

"A curiosidade e a ousadia são fundamentais"

Palis diz que cresceu com o hábito de perguntar e questionar os professores, o que, segundo ele, nem sempre era bem recebido. "Muitas vezes eu não sei o que estou fazendo, mas sei perfeitamente aonde quero chegar", avalia. "Ao entrar no mestrado, eu tomei a iniciativa de enviar uma carta para o departamento de matemática da Universidade da California para ser aceito, sem conhecer ninguém. O cientista nunca pode deixar a ousadia de lado".

Experiência nos Estados Unidos

Por ter realizado a pós-graduação no exterior, em Berkeley, o matemático observou que os alunos de outros países eram muito bem-vindos. Segundo ele, o espírito é dar oportunidade aos bons estudantes, não importando de onde eles vêm. "Vamos aceitar os estrangeiros! O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) tem mais da metade de seu corpo discente formada apenas por não-brasileiros. Temos muito a mostrar a eles, bem como aprender e acrescentar à nossa experiência o conhecimento e força de vontade deles".

Matemática e Ciência no Brasil

Para Palis, a matemática democratizou-se bastante nos últimos anos, tendo evoluído em qualidade e quantidade em diversas regiões do Brasil. "Nossas pesquisas ganharam espaço internacionalmente e temos dois pesquisadores no IMPA que podem vir a conquistar a Medalha Fields".

Em 2002, o matemático assumiu a coordenação do Instituto do Milênio - Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira, uma iniciativa que surgiu naquele ano com o intuito de fortalecer a área pelo país e no âmbito da América Latina. "Hoje, a Olimpíada Brasileira de Matemática atinge 20 milhões de crianças. O país precisa crescer no quesito educação, mas sem a participação de estudiosos e pessoas capazes de estimular e levar isso para frente fica mais difícil".

Gestão na Academia

A inovação, de acordo com Palis, tem sido amplamente promovida dentro do campo acadêmico. No entanto, ele alerta para o fato de que os produtos precisam ser feitos na indústria, senão não há competitividade. "Qualquer indústria instalada no país tem que ter espírito inovador, seja ela nacional ou estrangeira. Precisamos colocar em prática nossa criatividade e não somente pensá-la dentro de um laboratório".

Palis lembrou que a ABC tem estimulado essa discussão com os Simpósios Academia-Empresa, que já acontecem anualmente em estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia. "A ideia é estender a ação para todas as regiões brasileiras. Esses encontros mostram excelentes casos de parceria entre empresas e universidades, como é o caso da Petrobras, Embrapa, Vale, Fibria Celulose, entre outras".

Nova sede

Por último, Palis lembrou que o prédio situado no Centro da cidade do Rio de Janeiro, cedido à Academia pelo Governo do Estado, vai aumentar a circulação de cientistas e, principalmente, da sociedade. "Teremos espaço para exposições e amplos debates enriquecedores. As Academias da América do Sul têm sedes grandiosas e precisamos de um prédio que esteja à altura da nossa Ciência, que está crescendo cada vez mais no Brasil e no exterior".

(Renata Fontanetto para NABC)

Todas as matérias deste site podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

Leia também


Um esforço acadêmico global pelo desenvolvimento sustentável e o fim da pobreza

Membro da ABC lidera a primeira travessia cientifica nacional do interior da Antártica

Falece o Acadêmico Leopoldo de Meis

É dever da humanidade barrar o desejo desenfreado por lucros

A conferência pelo olhar dos relatores

Eliete Bouskela é eleita para Academia Francesa de Medicina

Novos e velhos desafios para o acesso universal à água

Aspectos da gestão da água no Brasil

Disponibilidade, demanda e planejamento

Caminhos do desenvolvimento: como China e Brasil estão derrotando a fome e a pobreza

Impactos da qualidade da água na biodiversidade e saúde pública

Desigualdade social e carência de conhecimento: os principais desafios em países de renda média

A seca e seus efeitos

A escassez de água é um problema global, mas suas soluções devem ser locais, afirma diretora da ONU

Missa de 7º dia de falecimento do Acadêmico Leopoldo de Meis

Carta de São Paulo

Crise hídrica no Sudeste: há solução

Como se adaptar às novas tecnologias e usá-las para o combate à corrupção

Mundo em mudança: os desafios de uma sociedade mais dinâmica

Desenvolvimento sustentável aliado à preservação da diversidade natural e cultural da Amazônia

ABC cria Grupo de Estudos sobre Análise de Investimentos

Mensagem da Diretoria

O plano da Fundação Amazonas Sustentável para o desenvolvimento e integração das comunidades amazônicas

Universidade, mérito e conservadorismo

Carta ao pai

Carta de fundação da Rede Nacional de Ciência para Educação

Os percalços na batalha rumo à saúde básica universal

Nova geração da Matemática brasileira se reúne em congresso

Governador de Minas Gerais nomeia novo presidente da Fapemig

Jorge Viana discute PEC da Ciência e Tecnologia com ministro de CT&I

Acadêmico eleito para American Physical Society




Notícias da ABC


Veja todas as notícias


Rua Anfilófio de Carvalho, 29/3o andar, Centro
Rio de Janeiro, Brasil. Cep: 20030-060
Tel: [+55](21)3907-8100
Fax: [+55](21)3907-8101

Conteúdo retirado do site da Academia Brasileira de Ciências - www.abc.org.br