Novos Membros Afiliados da ABC

  • Compartilhe:

Publicado em 09/11/2011

A Academia Brasileira de Ciências sente-se honrada em divulgar os novos Membros Afiliados, eleitos em 2011, que farão parte da ABC no período de 2012 a 2016. Seus nomes foram encaminhados pelos vice-presidentes regionais da Academia.

A categoria de Membro Afiliado foi criada em 2007, juntamente com a criação das vice-presidências regionais, visando a descentralização das atividades da Academia e o estímulo a jovens cientistas de excelência de todo o país. 

Conheça a seguir os jovens Acadêmicos:

REGIONAL NORTE

Vice-presidente: Adalberto Val (INPA)

Alexandre Luis Padovan Aleixo
Ciências Biológicas (UFPA)

Completou a graduação em Ciências Biológicas, o mestrado em Ecologia pela Unicamp e o doutorado em Zoologia  pela Louisiana State University, nos Estados Unidos. Atualmente, é pesquisador titular e curador da coleção ornitológica do Museu Paraense Emilio Goeldi, além de professor do curso de pós-graduação em Zoologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Também é parecerista da National Science Foundation (NSF), da Fapesp e do CNPq, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e editor da Revista Brasileira de Ornitologia. Suas linhas de pesquisa são a Ornitologia, Sistemática Molecular, Genética de populações, Biogeografia e Taxonomia. Entre seus prêmios está o American Ornitologists Union Council Presentation Award, pela American Ornithologist Union.

Bruno Duarte Gomes
Ciências Biológicas (UFPA)

Graduou-se em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde também concluiu o mestrado e doutorado em Neurociências e Biologia Celular. Realiza investigação científica e orientação acadêmica na área de Neurociência, com ênfase em Eletrofisiologia, atuando principalmente nos temas da Eletrofisiologia humana, potencial cortical provocado visual (VEP), visão de cores, visão espacial, aplicação do VEP na detecção de alterações visuais provocadas por doenças e processamento digital de sinais biológicos. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Biotecnologia da UFPA. Em 2000, foi agraciado com o prêmio Vale Estudar, da Companhia Vale do Rio Doce.

Daniele Aparecida Matoso
Ciências Biológicas (UFAM)

Concluiu a graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas  na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o mestrado em Genética e Evolução na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e o doutorado em Genética na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também completou um pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Hoje, é professora de Genética e Biologia Molecular na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e atua nos Programas de Pós-Graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva do INPA e no Programa de Aquicultura da Universidade Nilton Lins/INPA. Desenvolve pesquisas na área de Conservação Genética, Evolução Animal e Transciptômica com ênfase em marcadores citogenéticos e moleculares.

Marcus Vinicius Domingues
Ciências Biológicas (UFPA)

Completou a graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, o mestrado e doutorado em Zoologia na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Também possui um pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e outro pela University of Adelaide, na Austrália. Atualmente, é professor adjunto do Instituto de Estudos Costeiros da Universidade Federal do Pará (UFPA) e consultor ad hoc de revistas como Systematic Parasitology, Folia Parasitologica e Journal of Parasitology, além de ser editor da área de Zoologia da revista Zoologia. Possui experiência na área de Zoologia com ênfase em Sistemática Filogenética e reconstrução histórica, atuando principalmente nos temas Parasitologia de Organismos Aquáticos, Sistemática, Taxonomia e Reconstrução História de Platelmintos Monogenóideos.

Marcus Vinicius Guimarães de Lacerda
Ciências Biológicas (UEA)

É graduado em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB) e fez especialização na Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM). Concluiu o doutorado em Medicina Tropical também na UnB, em parceria com a Universidade de Nova York, nos Estados Unidos. Atua como diretor de Ensino e Pesquisa na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e pesquisador em malária, assim como também é professor de Doenças Infecciosas e Parasitárias na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na Universidade Nilton Lins. Também é colaborador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Desenvolve pesquisas em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente no tema de complicações clínicas da malária por Plasmodium vivax. Ganhou, entre outros, o prêmio Laboratório Brasília de melhor artigo original publicado na Brasília Médica, entre 1997-1998, pela Associação Médica de Brasília.

REGIONAL NORDESTE E ESPÍRITO SANTO

Vice-presidente: Cid Bartolomeu de Araújo (UFPE)

Os novos Membros Afiliados desta região ainda não foram divulgados.

REGIONAL MINAS GERAIS & CENTRO-OESTE

Vice-presidente: Maria Carolina Nemes (UFMG)

Danielle Magalhães Moraes
Ciências Físicas (CSEM Brasil)

Concluiu um curso técnico/profissionalizante em Construção Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Possui graduação em Bacharelado em Física, mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de um pós-doutorado na European Organisation for Nuclear Research (CERN), na Suíça. Lá, atuou como pesquisadora entre 2001 e 2007 e desenvolveu o chip "CARIOCA", utilizado no experimento LHC. Atualmente, é gerente de P&D e Projetos do Centro de Inovações CSEM Brasil. Tem experiência na área de Física Experimental de Altas Energias, Microeletrônica, Métodos Experimentais e Instrumentação para Partículas Elementares, Física Nuclear, Metrologia, Técnicas Gerais de Laboratório e Sistema de Instrumentação. Em 2001, ganhou o prêmio Bolsa Nota 10, concedido pela Faperj.

Danielle da Glória de Souza
Ciências Biomédicas (UFMG)

Completou a graduação, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui pós-doutorados pela mesma universidade, pelo Centro de Pesquisa René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Louisiana State University Health Sciences Center, nos Estados Unidos. Atualmente é professora adjunta da UFMG. Tem experiência na área de interação microrganismo/hospedeiro e imunofarmacologia, com ênfase em inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: isquemia e reperfusão, dengue, sepse, microbiota, infecçoes bacterianas e artrite.

Fernando Guadalupe dos Santos Lins Brandão
Ciências Físicas (UFMG)

Concluiu graduação e mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorado em Física pelo Imperial College London, no Reino Unido. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Física da UFMG. Desenvolve pesquisas em informação quântica, computação quântica e ótica quântica, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria do emaranhamento, teoria quântica de Shannon, teoria da complexidade quântica, algoritmos quânticos, simuladores quânticos e eletrodinâmica quântica de cavidades. Em 2009, recebeu o European Physical Society QEOD Thesis Prize.

Adriano Alonso Veloso
Ciências da Engenharia (UFMG)

Possui graduação, mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atualmente é professor adjunto. Suas áreas de interesse incluem o aprendizado de máquina e mineração de dados, assim como a sua aplicação em áreas como comércio eletrônico, recuperação de informação, gerência de dados na web e bioinformática. Em 2011, recebeu o primeiro lugar no Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica (co-orientador) pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Dentro do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores da SBC, teve um de seus artigos consagrado entre os cinco melhores.

Ricardo Toshio Fujiwara
Ciências Agrárias (UFMG)

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo realizado estágio de pós-doutorado realizado na The George Washington University. Atualmente é professor adjunto II no Departamento de Parasitologia da UFMG e pesquisador visitante do Centro de Pesquisas René Rachou - Fundação Oswaldo Cruz. Atua em Imunoparasitologia, principalmente nos seguintes temas: leishmanioses, ancilostomídeos, vacinas, modelos experimentais, resposta imunológica, imunologia de animais de laboratório. É consultor ad hoc de diversas revistas na área de imunologia, parasitologia e parasitologia veterinária. Em 2009 recebeu a Keystone Symposia Scholarship; em 2007 lhe foi outorgado o Young Scientist Travel Grant Award, no XIII Congresso Internacional de Imunologia e em 2006 recebeu oTravel Grant Award, do Congresso Internacional de Parasitologia da Sociedade Britânica de Parasitologia.

REGIONAL RIO DE JANEIRO

Vice-presidente: Elisa Reis (UFRJ)

Alysson Roncally Silva Carvalho
Ciências Biológicas (BIOF-UFRJ)

Graduado em Fisioterapia, com mestrado e doutorado em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ, Carvalho obteve o título de PhD pelo Departamento de Anestesia e Terapia Intensiva do Hospital Universitário Carl Gustav Carus da Technical University Dresden-Alemanha. Atualmente, é professor adjunto no Laboratório de Fisiologia da Respiração do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fisiologia. Sua área de pesquisa envolve Engenharia Biomédica, com ênfase em Engenharia Pulmonar, Modelagem Matemática de Sistemas Biológicos, Fisiologia da Respiração e Processamento de Sinais e Imagens Médicas.

João Manoel Pinho de Mello
Ciências Sociais (PUC-Rio)

Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e PhD em Economia pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Atualmente, é professor associado do Departamento de Economia da PUC. Foi secretário-adjunto da Sociedade Brasileira de Econometria e é coordenador da América Latina Crime and Policy Network (AL CAPONE), da Associação Econômica da América Latina e Caribe (LACEA, na sigla em inglês). Suas pesquisas envolvem os seguintes temas: microeconomia bancária, organização industrial e antitruste, economia do crime e economia política.

Juliana Braga Rodrigues Loureiro
Ciências da Engenharia (COPPE-UFRJ)

Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Luiz Alberto Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE/UFRJ), atuou no Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) de 2008 a 2011. Atualmente, é professora adjunta na UFRJ. Em 2010, recebeu o Prêmio Capes de Tese pela melhor tese de doutorado defendida em 2008 na área das Engenharias III (Mecânica, Produção, Naval e Oceânica e Aeroespacial). Em 2006, recebeu o Award in Recognition for Merit as an Outstanding Student of Programme AlBan, conferido pelo Ministério de Relações Externas da União Européia e, em 2005, foi agraciada com o Prêmio ABCM-Embraer de Pesquisa em Engenharia Mecânica na Categoria Melhor Dissertação de Mestrado. Atua nas áreas de instrumentação, camada limite e turbulência e mecânica dos fluidos experimental.

Thomas Maurice Lewiner
Ciências da Matemática (PUC-Rio)

Graduou-se em Física Teórica pela École Polytechnique, em Paris, e obteve o título de mestre em Telecomunicações pela Escola Nacional Superior de Telecomunicações (ENST-Paris). Fez outro mestrado em Matemática pela PUC-Rio (2002 e 2005). Posteriormente, obteve o título de PhD em Matemática pela mesma instituição e em Ciência da Computação pelo Instituto Nacional de Pesquisa em Informática e Automação (INRIA, na sigla em francês). Atualmente, Lewiner é professor na PUC e trabalha na área de Matemática, dando ênfase em modelo geométrico, topologia discreta, geometria diferencial discreta e simulação fluida.

Yraima Moura Lopes Cordeiro
Ciências Biomédicas (UFRJ)

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), mestrado e doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Fármacos da Faculdade de Farmácia da UFRJ. Tem experiência na área de Bioquímica e Biofísica de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: proteína do prion, agregação protéica, enovelamento protéico, espectroscopia, interação proteína-proteína e proteína-ácido nucléico e termodinâmica de proteínas.

REGIONAL SÃO PAULO

Vice-presidente: Adolpho Melfi (USP)

Anderson de Rezende Rocha
Ciências da Engenharia (Unicamp)

Professor do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), graduou-se em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e concluiu o mestrado, doutorado e pós-doutorado em Ciência da Computação pela Unicamp. Tem interesse em problemas relacionados à Análise Forense de Documentos, Técnicas de Identificação Humana, Categorização e Recuperação de Imagens Baseado em Conteúdo, entre outros. Em 2011, foi escolhido como um Microsoft Research Faculty Fellow, um reconhecimento acadêmico outorgado pela Microsoft Research. Atualmente é coordenador de um projeto Jovem Pesquisador FAPESP, intitulado "Computação Forense e Criminalística de Dcumentos: Coleta, Organização, Classificação e Análise de Evidências".

Frank Nelson Crespilho
Ciências Químicas (UFABC)

Completou a graduação, o mestrado em Química, o doutorado em Físico-Química e o pós-doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de doutorado-sanduíche na Universidade de Coimbra, em Portugal. Atua como professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde coordena o Grupo de Materiais e Métodos Avançados, criado em 20008. É revisor de cerca de 20 periódicos científicos e autor de mais de 40 artigos em revistas especializadas; possui mais de 100 trabalhos publicados em anais de congressos e quatro patentes registradas. Possui experiência na área de Físico-Química, com ênfase em Nanociência e Eletroquímica. Entre seus prêmios se inclui o Prêmio "Metrohm Autolab", outorgado pela Autolab Electrochemical Instruments e pela comissão científica do 16º Simpósio Brasileiro de Eletroquímica e Eletroanalítica (SIBEE).

José Carlos Farias Alves Filho
Ciências Biomédicas (USP)

É graduado em Farmácia e Bioquímica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu um pós-doutorado pela Divisão de Imunologia, Infecção e Inflamação da Universidade de Glasgow, no Reino Unido. Atualmente, é professor-doutor da USP, membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental, da Sociedade Brasileira de Imunologia e da British Society for Immunology. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Imunofarmacologia, atuando principalmente no estudo dos mecanismos envolvidos na gênese e na busca de novos alvos terapêuticos para o tratamento da sepse e de doenças autoimunes. Recebeu, entre outros prêmios, o SEPSIS 2009 Travel Grant Award, pelo International Sepsis Forum.

Paulo Sérgio Boggio
Ciências Biomédicas (UPM)

Completou a graduação em Psicologia, a especialização e o mestrado em Neuropsicologia e o doutorado em Neurociências e Comportamento na Universidade de São Paulo (USP). Atua hoje como coordenador de pesquisa do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento  e coordenador do Núcleo de Neurociências do Comportamento e do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da mesma universidade. Também é pesquisador colaborador do Center for Non Invasive Brain Stimulation, no Beth Israel Deaconess Medical Center, e do Laboratory of Neuromodulation na Harvard Medical School, nos Estados Unidos. Ganhou Menção Honrosa do Prêmio Capes de Teses de Doutorado, em 2008, entre outros prêmios.

REGIONAL SUL

Vice-presidente: Francisco Salzano (UFRGS)

Adeney de Freitas Bueno
Ciências Agrárias (UFPR)

Graduado em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia Manoel Carlos Gonçalves (Unipinhal), possui mestrado em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Jaboticabal) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto, SP). Realizou doutorado-sanduíche em 2003 na Universidade de Nebraska, nos Estados Unidos. Atualmente é pesquisador de entomologia da Embrapa Soja, em Londrina, no Paraná. Atua ainda como professor-orientador do programa de pós-graduação em produção vegetal da Universidade de Rio Verde (Fesurv) desde 2006 e como orientador do programa de pós-graduação em Entomologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desde 2010. Investiga a área de Entomologia Agrícola, atuando principalmente no controle biológico com parasitoides de ovos e o manejo integrado das pragas da cultura da soja.

Hugo Verli
Ciências Biológicas (UFRGS)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Química Orgânica pela mesma universidade e doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor adjunto nível III na UFRGS. Sua experiência é voltada para a área de Modelagem Molecular, com ênfase em Estrutura, Conformação e Função de Macromoléculas e Química Medicinal. Desde 2007 atua como revisor de diversos periódicos de sua área. Em 2005, 2006, 2007 e 2010 teve artigos colocados entre os Top-25 Hottest Articles do Journal of Molecular Graphics and Modelling. Em 2004 foi um dos cinco finalistas do 8o Prêmio Jovem Talento para Ciências da Vida, da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e em 2003 foi o 1o colocado no IV Prêmio Painel da XXXII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular.

Juliano Ferreira
Ciências Biológicas (UFSM)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade do Vale do Itajaí, mestrado e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: dor, analgésicos, antiinflamatórios, plantas medicinais, novos compostos sintéticos e termoreceptores. Em 2003 recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador José Ribeiro do Valle, concedido pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental.

Mônica Ryff Moreira Roca Vianna
Ciências Biomédicas (PUC-RS)

Graduou-se em Ciências Biológicas e cursou mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou pós-doutorado no laboratório do Dr. David Colman no Montreal Neurological Institute (MNI) na McGill University. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Biociências da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e orientadora do núcleo permanente do Programa em Biologia Celular e Molecular da PUC-RS. É membro da Comissão de Ética para o Uso de Animais (CEUA) e da diretoria do Latin American Zebrafish Network (LAZEN). Tem experiência na área de comportamento animal, plasticidade sináptica e modelos animais de memória e neurodegeneração. Em 2007, recebeu o prêmio New Investigator Award 2007 pelo Mount Desert Island Biological Laboratory.

Paulo Henrique Schneider
Ciências Químicas (UFRGS)

Graduou-se em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), cursou pós-graduação pela mesma universidade, obtendo o título de doutor no ano de 2004. Durante o doutorado, fez um estágio de curta duração no Institut für Pflanzenbiochemie, em Halle, Alemanha, e realizou um estágio de pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2005. É professor adjunto do Departamento de Química Orgânica da UFRGS desde 2006, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química e bolsista nível 2 em produtividade e pesquisa do CNPq. Atua na área de catálise, desenvolvendo novos catalisadores e organocatalisadores quirais. Atua ainda na síntese de compostos organocalcogênios com ênfase especial na sua aplicação na área de materiais.

A ABC parabeniza a todos. Sejam bem-vindos!

 

(Ascom ABC)



Cadastre-se para receber
as Notícias da ABC:



Arquivo de notícias


 

Notícias anteriores TESTE


webTexto é um sistema online da Calepino