A categoria de membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências foi criada em 2007 para incluir jovens pesquisadores promissores das seis regiões definidas pela ABC (Norte, Nordeste e ES, RJ, MG e Centro-Oeste, SP e Sul), indicados e eleitos por membros titulares com atuação nestas regiões. Anualmente, são eleitos cinco jovens cientistas por região para mandatos de cinco anos, não renováveis. As eleições são conduzidas pelos vice-presidentes de cada região.

Conheça os eleitos a cada ano:

 
Veja aqui todos os eventos Simpósios e Diplomações



>> ENCONTROS NACIONAIS DE MEMBROS AFILIADOS

Em 2011, a Diretoria da ABC decidiu pela criação de encontros nacionais, com o objetivo de promover a integração entre os membros afiliados de todas as regiões. A ideia era que os jovens cientistas elencassem temas de seu interesse e propusessem a forma de organização. A assessora de comunicação Elisa Oswaldo-Cruz ficou responsável pelo apoio à organização.

A partir do primeiro encontro, na sede da ABC, no Rio de Janeiro, os membros afiliados decidiram que os seguintes seriam em diferentes locais do país, para atender melhor à proposta de nacionalização do evento. Saiba mais sobre os encontros:




>> REPRESENTAÇÃO DOS AFILIADOS NO CONSELHO CONSULTIVO 

Em 2019, a Diretoria da ABC deliberou pela abertura de duas vagas para representantes dos membros afiliados nas reuniões do Conselho Consultivo da ABC, de modo a promover maior integração entre os  afiliados e a Diretoria, e maior troca de ideias entre gerações.

Primeira gestão: 12/2019 a 12/2020

No final de 2019 foi organizada a primeira eleição, em que votaram todos os membros afiliados com mandato vigente nos candidatos que se apresentaram. Os dois mais votados – Ana Chies Santos e Raquel Minardi – ficaram como titulares das vagas, enquanto os dois seguintes – Jaqueline Godoy MesquitaRodrigo Nunes da Fonseca – ficaram como suplentes. O mandato previsto foi de um ano.

 

Atividades desenvolvidas em 2020:

O primeiro grupo eleito se organizou para promover iniciativas de interesse dos membros afiliados, assim como representá-los em instâncias internacionais relacionadas a jovens cientistas.

  • Participação em reunião do Conselho Consultivo da ABC em setembro de 2020

 


Segunda gestão: 12/2020 a 12/2021 💡

Na eleição do segundo grupo, no final de 2020, os membros afiliados decidiram pela possibilidade de reeleição de alguns membros, de forma a manter na Representação membro(s) com experiência do ano anterior e, ao mesmo tempo, dar oportunidade para outros. Foram reeleitas Ana Chies SantosRaquel Minardi (titulares) e eleitos Andreza de BemMarcelo Mori.

 

Atividades desenvolvidas em 2021:


Terceira gestão: 12/2021 a 12/2022

A eleição do terceiro grupo, no final de 2021, foram eleitos quatro membros afiliados: Taissa Rodrigues Marques da Silva e Juliana Hipólito como titulares e Nara Lins Meira Quintão Raoni Rajão como suplentes. Como a nova gestão dos afiliados ocorre em ano de posse de nova Diretoria, em maio de 2022, as atividades começaram mais tarde, em função da necessidade de adaptação dos gestores e da equipe da ABC.

Atividades desenvolvidas em 2022:


> > ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS ANOS SUBSEQUENTES

Em 2023 foi extinto o Conselho Consultivo da ABC, por decisão da Diretoria. Assim, os grupos de membros afiliados passaram a lidar diretamente com os respectivos vice-presidentes regionais, por meio de grupos de WhatsApp.

Um grupo de afiliados se empenhou na organização do 5o Encontro Nacional de Membros Afiliados (5o ENMA), que foi coordenado pelo vice-presidente da ABC para a região SP, Glaucius Oliva (USP), e contou com o apoio do Acadêmico Marcio de Castro Silva Filho, diretor-científico da Fapesp. O Comitê Organizador foi composto por Denise Brentan da Silva (UFMS), Denise Morais Fonseca (USP), Jaqueline Mesquita (UnB), José Rafael Bordin (UFPel), Juliana Hipólito de Sousa (Inpa), Nara Quintão (Univali), Pedro Peixoto (USP), Taissa Rodrigues (Ufes) e Thaiane Moreira de Oliveira (UFF). 

Na Reunião Magna da ABC, em maio de 2023,  houve a apresentação de resultados preliminares da pesquisa pelo grupo de afiliadas que o conduziu: Ana Chies (UFRGS)Jaqueline Mesquita (UnB) e Raquel Minardi (UFMG). Já nos últimos dias de agosto e 1o de setembro, no 5o Encontro Nacional de Membros Afiliados, foi lançada a versão final do Perfil do Cientista Brasileiro em Início e Meio de Carreira.