capa-2.jpgNos dias 5 e 6 de junho, a Universidade de São Paulo (USP) receberá a V CONFERÊNCIA REGIONAL SOBRE MUDANÇAS GLOBAIS: Energias Renováveis, Florestas e Futuro das Negociações Internacionais (5CRMG). O evento é uma realização do Núcleo de Apoio à Pesquisa – Mudanças Climáticas – INCLINE, da USP, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp).

Desde a última conferência – IV Conferência Regional sobre Mudanças Climáticas – o cenário internacional reafirmou a relação entre geração de energia e clima. Os extremos climáticos mais severos em várias regiões do Brasil, principalmente na Região Amazônica, refletem a sensibilidade dos ecossistemas naturais, do agronegócio e da produção de energia renovável às variáveis climáticas, potencialmente acentuadas pela elevação do consumo de combustíveis fósseis. A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris aumenta as incertezas em relação aos enfrentamentos dos problemas causados pelo Aquecimento Global no futuro próximo.

O trabalho do Professor e Acadêmico José Goldemberg e o seu interesse pela interface entre ciência e políticas públicas o colocam como personagem chave no debate sobre mudanças do clima, planejamento energético, sustentabilidade das florestas e negociações internacionais. Portanto, a 5CRMG é também uma homenagem especial aos 90 anos do Professor Goldemberg que serão comemorados em 2018.

A 5CRMG receberá como palestrante uma série de especialistas, dentre eles os Acadêmicos Carlos Afonso Nobre, Pedro Leite da Silva Dias e Tercio Ambrizzi, e deverá focar em três temas principais:

. Papel das fontes renováveis de energia no desenvolvimento;
. Florestas tropicais e sustentabilidade;
. Futuro do combate à mudança do clima

Para se inscrever e encontrar mais informações, acesse o site: https://www.crmg2018.com/