Português > Workshop Internacional ’CS2I - Segurança Cibernética para novas (...)


Workshop Internacional ’CS2I - Segurança Cibernética para novas Infraestruturas Inteligentes’

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), membro institucional da Academia Brasileira de Ciências, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em ação conjunta com o National Institute of Standard and Technology (NIST/EUA) e com o apoio da Faperj, Capes e Eletrobras, está organizando o Workshop Internacional "CS2I - Segurança Cibernética para novas Infraestruturas Inteligentes". O evento será realizado em Xerém (RJ), nos dias 13 e 14 de novembro, reunindo membros de instituições renomadas do Brasil e do exterior.

No primeiro dia serão discutidos os atuais desafios de privacidade, controle de fraudes e proteção de infraestruturas críticas, bem como as iniciativas existentes para fazer frente a estes obstáculos. Já no segundo dia, será discutido o estado da arte das técnicas de análise e proteção de software e hardware.

O evento tem como objetivo principal organizar um debate sobre conceitos de segurança cibernética aplicada às novas infraestruturas inteligentes, tais como as Redes Elétricas inteligentes, Redes Veiculares inteligentes, Cidades Inteligentes.

O desenvolvimento de Ambientes Inteligentes vem se tornando um assunto cada vez mais relevante, pois vislumbra trazer grandes benefícios aos cidadãos, como redução de custos, aumento de eficiência/qualidade, além de promover a sustentabilidade. Mas existem grandes desafios no desenvolvimento destes sistemas. O uso intensivo de recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) nestes ambientes prevê uma série de novo requisitos, em particular no que se refere à área de segurança cibernética.

Neste contexto, o Inmetro, como órgão responsável pela metrologia e avaliação da conformidade no Brasil, notável no papel de provedor de confiança, certamente distingue como estratégico o desenvolvimento de uma base técnica consolidada para fazer frente aos novos requisitos emergentes deste futuro inevitável.

O NIST, muito pela sua liderança na área de segurança da informação, foi encarregado pelo governo americano para liderar o desenvolvimento do modelo americano de Smart Grid, tendo criado, e posteriormente consolidado como entidade independente, o Painel de Interoperabilidade em Smart Grid (SGIP) para coordenação e desenvolvimento de padrões para Smart Grid. Atualmente, o NIST vem promovendo o desenvolvimento de um arcabouço em segurança cibernética para proteção de infraestruturas críticas nos Estados Unidos.
O workshop terá como público alvo professores, pesquisadores e profissionais oriundos de segmentos do governo e empresas privadas com foco em tecnologia da informação e das engenharias que envolvam questões relacionadas a segurança cibernética em infraestruturas inteligentes.

Os resultados do seminário vão subsidiar o desenvolvimento de políticas, regulamentações e produtos mais confiáveis e seguros frente aos novos requisitos oriundos das infraestruturas inteligentes.

Para fazer inscrição no evento e obter outras informações, acesse o site do Workshop Internacional "CS2I - Segurança Cibernética para novas Infraestruturas Inteligentes".


(Comitê Organizador do Workshop - CS2I)



webTexto é um sistema online da Calepino