Português > Time liderado por dois membros afiliados ganha competição internacional em (...)


Time liderado por dois membros afiliados ganha competição internacional em computação

Um time formado pelo pelos membros afiliados da ABC Jussara M. Almeida (do período 2011-2015) e Marcos André Gonçalves (2008-2013) e aluno de doutorado Flavio Vinicius Diniz de Figueiredo, todos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistou o 1º lugar em duas de três tarefas de um dos desafios de pesquisa promovidos pela European Conference on Machine Learning and Principles and Practice of Knowledge Discovery in Databases (ECML/PKDD). Trata-se de uma das principais conferências mundiais na área de aprendizado de máquina e mineração de dados (sub-áreas da computação).

Os chamados "Discovery Challenges" são desafios de pesquisa anuais organizados pelos patrocinadores da conferência, cada ano focado em temas diferentes de interesse da academia e/ou da indústria. Neste ano, um dos desafios foi centrado na tarefa de predizer, em um curto espaço de tempo, se um determinado conteúdo na web se tornará popular, logo após a sua publicação na rede.

Segundo os pesquisadores, esse tipo de predição é de extrema importância para provedores de conteúdo na web e máquinas de busca, já que pode influenciar consideravelmente as políticas de publicação de anúncios e gerenciamento de acesso, o que, por sua vez, pode ter consequências econômicas muito positivas para os atores envolvidos.

Os pesquisadores ressaltam: "Tais desafios de pesquisa costumam ser bem populares entre acadêmicos (e profissionais altamente qualificados) na área de computação; uma espécie de "Olimpíada Internacional de Pesquisa" no nível de pós-graduação". Alguns desses desafios já distribuíram prêmios milionários - por exemplo, o Prêmio Netflix distribuiu um milhão de dólares para a melhor solução em sistemas de recomendação - graças ao alto valor econômico dessas soluções e à inerente dificuldade dos problemas a serem resolvidos.

"Esse fato revela um pouco mais sobre como a computação ’navega’ bem entre as áreas de ciência básica (os modelos são matemáticos), engenharia (as soluções precisam ser implementadas e testadas em dados reais) e inovação (as soluções têm um potencial econômico enorme)", explica Gonçalves.

Soluções para problemas correlatos em outras áreas do conhecimento já foram temas de artigos na Nature. Os pesquisadores enfatizam: "O potencial de inovação tecnológica dessas soluções também é enorme, principalmente se aproveitado pela indústria nacional".

O algoritmo vencedor explora novas ideias e conceitos na área de agrupamento de séries temporais e de predição de comportamento. A solução desenvolvida será publicada no Predictive Web Analytics workshop, que vai ser realizado em conjunto com a conferência.

Os membros do grupo são financiados pelo projeto Google Brazil Focused Research Grants, pelo CNPq, pela FAPEMIG, pela Capes, e pelo INCT para a Web (INWeb).

Veja também: Membros afiliados da ABC no programa de pesquisa da Google




webTexto é um sistema online da Calepino