Português > Eventos > Simpósio sobre Biologia e Sociologia da Violência


Simpósio sobre Biologia e Sociologia da Violência

O Simpósio: Biologia e Sociologia da Violência - Uma Abordagem Transdisciplinar, promovido pela Academia Brasileira de Ciências, foi realizado nos dias 26 e 27 de abril de 2010, no auditório do Departamento de Genética do instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), coordenado pelo vice-presidente da ABC - Regional Sul, o geneticista Francisco Salzano .

A cerimônia de abertura contou com as presenças do presidente da ABC Jacob Palis , do diretor do Instituto de Biociências João Bergonci e do pró-reitor de pós-graduação da UFRGS Aldo Lucion.

Palestrantes:

André Palmini, neurocientista, PUC-RS
Elizabeth Cancelli, historiadora, USP
Evelyn Eisenstein, pediatra, UFRJ
Jaderson Costa Dacosta, neurocientista, PUC-RS
Jorge Moll Neto, neurocientista, Rede D’Or - RJ
Lúcia Cavalcanti Albuquerque Williams, psicóloga, LAPREV/UFSCAR
Paulo Nadanovsky, epidemiologista, UERJ
Renato Zamora Flores, médico e geneticista, UFRGS
Rosimeri Aquino, socióloga, UFRGS
Silvana Chiavegatto, farmacóloga, USP
Silvia Koller, psicóloga, UFRGS

Finalizando o evento, Salzano apresentou aos participantes algumas sugestões de desdobramento. "A ABC não quer que esse evento seja apenas um episódio, mas sim o início de uma atividade continuada do panorama que estamos visualizando aqui. Karl Marx já dizia que não basta entender o mundo, é preciso modificá-lo". Foi aprovada então a criação de uma rede virtual para dar seguimento às discussões, a elaboração de um documento com propostas concretas visando a redução da violência, destinado aos políticos e à sociedade e a sugestão de uma publicação temática dos Anais da ABC com o conteúdo integral das apresentações.

Veja as matérias relacionadas ao evento.

Simpósio sobre Biologia e Sociologia da Violência na UFRGS



Eventos


webTexto é um sistema online da Calepino