Português > Eventos > Simpósio Água e Saúde Humana • Recursos Hídricos


Simpósio Água e Saúde Humana • Recursos Hídricos

Atualmente, segundo a publicação Progress on Drinking Water and Sanitation (UNICEF/OMS-2012), 2 bilhões de pessoas não têm saneamento básico em suas moradias e 780 milhões permanecem sem acesso à água potável. Entre os Objetivos do Milênio, aquele que diz respeito ao aumento do acesso ao saneamento básico é um dos que estão mais distantes de serem atingidos, de acordo com A New Global Partnership: Eradicate Poverty and Transform Economies Through Sustainable Development (ONU-2013). Diante deste cenário, é amplamente reconhecido que doenças infecciosas e não infecciosas são grandes ameaças à saúde pública nas próximas décadas, e um exemplo disso é a estatística da OMS de que, todos os anos, 760.000 crianças menores de cinco anos morrem por causa de diarreia crônica.

Apesar do crescimento econômico dos últimos anos, a adoção de estratégias mais efetivas para proteger as populações do fardo de doenças de veiculação hídrica é um desafio decisivo que precisa ser enfrentado globalmente. Uma gestão mais eficaz dos recursos hídricos pode garantir que tenhamos água suficiente para todas as demandas e uma distribuição mais eficiente entre indústria, energia, agricultura, cidades e famílias. Os desafios que esta crise apresenta precisam de ações científicas, tecnológicas e gerenciais para promover um melhor uso dos suprimentos existentes, para recuperar superfícies degradadas e reservas de água, e para garantir os recursos hídricos necessários para as próximas gerações.

Pensando nisso e buscando estimular o fortalecimento da gestão de águas e da ciência brasileira nesta questão, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) decidiu organizar, em parceria com a Universidade Feevale, nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2013, em Novo Hamburgo (RS), o Simpósio "Água e Saúde Humana". A reunião tratará questões prioritárias no tema de água e saúde, incluindo: a importância de gastroenterites virais; o impacto das mudanças ambientais globais na transmissão de doenças de veiculação hídrica; poluentes orgânicos persistentes; monitoramento da qualidade microbiológica da água; e alternativas para gestão de recursos hídricos.

Veja a agenda provisória e os palestrantes já confirmados:

Sessão 1: Doenças de veiculação hídrica no Brasil

Fernando Rosado Spilki (Feevale)
Graduado e mestre em medicina veterinária (UFRGS), doutorado em genética e biologia molecular, área de microbiologia (Unicamp). Professor Titular da Universidade Feevale. Coordena pesquisas sobre a detecção de vírus entéricos na água e sua relação com impacto ambiental e saúde humana, viroses de ruminantes e aves, além de projetos sobre doenças respiratórias virais em seres humanos.

José Paulo Gagliardi Leite (Fiocruz)
Farmacêutico (UFRJ) com mestrado em biologia parasitária (Fiocruz) e doutorado em Bioquímica (Universidade de Lille Flandres Artois, França, 1988). Pós-doutorado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, EUA). Departamento de Virologia/Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Sessão 2: Contaminantes e poluentes emergentes da Água no Brasil

Carin Von Muhlen (Feevale)
Bacharel em química (UFRGS) com mestrado em ciências/química analítica (USP) e doutorado-sanduíche em química analítica (UFRGS/RMIT, Melbourne, Austrália). Atua na área de química analítica ambiental, com ênfase em caracterização química de poluentes ambientais presentes em matrizes sólidas, líquidas e gasosas de origem natural ou industrial. Professora e pesquisadora na Universidade Feevale.

Arnaldo Dutra (Companhia Riograndense de Saneamento - Corsan)
Engenheiro agronômico (UFRGS) com mestrado em qualidade ambiental (Feevale). Atualmente é diretor da Corsan e administra os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) vindos do Governo Federal.

Uwe Horzt Schulz (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos)
Graduado e doutorado em biologia (Universidade Bielefeld, Alemanha), com pós-doutorado em ecologia aplicada. É professor adjunto da Unisinos. Desenvolve estudos da conservação da biodiversidade aquática, manejo de recursos pesqueiros em águas interiores, biomonitoramento e comportamento de peixes, principalmente através da radiotelemetria.

Sessão 3: Desafios no monitoramento da qualidade microbiológica na Água

Ximena Cardozo Ferreira
Promotora de Justiça/Meio-Ambiente de Taquara-RS

Christophe Gantzer (Universidade de Nancy, França)
Professor e pesquisador da Faculdade de Farmácia da Universidade de Nancy, França

José Galizia Tundisi  (Instituto Internacional de Ecologia - IIE)
Graduado em História Natural (USP) com mestrado em oceanografia (Universidade de Southampton, Reino Unido) e doutorado em ciências biológicas/botânica (USP). É presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (IIEGA) e pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE). É professor convidado do Instituto de Estudos Avançados da USP, atua na pós-graduação da UFSCar e é professor titular da Universidade Feevale. É secretário municipal de Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico em São Carlos.

Sessão 4: Água e saúde: gestão de recursos hídricos

Caroline Rigotto  (Feevale)
Graduada em ciências biológicas com mestrado e doutorado em biotecnologia (UFSC). Atua como pesquisadora pós-doutoral na Universidade Feevale na área de microbiologia, com ênfase em virologia ambiental e humana.

Carlos Tucci (Feevale)
Graduado em engenharia civil com mestrado em recursos hídricos e saneamento ambiental (UFRGS) e doutorado em recursos hídricos (Colorado State University). É professor colaborador do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e professor titular da Feevale.

Américo Sampaio (Sabesp)
Engenheiro superintendente de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

Local:
Universidade Feevale - Campus II
Auditório do Prédio Branco (subsolo)
Rodovia ERS-239, 2755 - Bairro Vila Nova
Novo Hamburgo, RS

As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Para garantir sua presença, envie um e-mail para aguaesaudehumana@abc.org.br, com a estrutura:
Assunto: Simpósio Água e Saúde Humana
Nome
Instituição
Cargo/Função



Eventos


webTexto é um sistema online da Calepino