Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Eventos > Sessão "Urban Water Challenges in the Americas" no Fórum Mundial da (...)


Sessão "Urban Water Challenges in the Americas" no Fórum Mundial da Água

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês), contou com uma sessão especial dentro do 8º Fórum Mundial da Água (WWF), encontro internacional que aconteceu entre 18 e 23 de março, em Brasília. A sessão "Urban Water Challenges in the Americas", que fez parte do Processo Regional do WWF, tratou dos desafios que a urbanização impõe à gestão dos recursos hídricos nos países das Américas. Planejamento urbano, soluções inovadoras para controle e drenagem da água, tratamento de esgoto e reúso de água foram algumas das questões debatidas no encontro.

A sessão tratou ainda dos resultados e conclusões de um estudo elaborado pela Ianas e a Unesco, que contou com a colaboração de especialistas de 21 países das Américas do Sul, Central e Norte (Confira a versão em inglês e em espanhol). O encontro apresentou os principais problemas urbanos que envolvem a água, além de trazer dados para a melhoria de políticas públicas ligadas ao gerenciamento de recursos hídricos nas cidades.

O Acadêmico José Galizia Tundisi  foi o coordenador da sessão e atuou, também, como moderador. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Recursos Hídricos da ABC, Tundisi é presidente do Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (Iiega) e secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos (SP).

Os demais participantes da sessão foram Blanca Jimenez, do Programa Hidrológico Internacional (International Hydrological Programme) da Unesco, como conferencista, e Katherine Vammen, da Academia de Ciências da Nicarágua; Ernesto Gonzalez, da Academia de Física, Matemática e Ciências Naturais da Venezuela; e Nicole Bernex, da Academia Nacional de Ciências do Peru, como debatedores.

Serviço:
Sessão "Urban Water Challenges in the Americas" no Fórum Mundial da Água

Data: 21 de março
Horário: Das 11h às 12h30
Local: Arena 4 do Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília
Entrada paga - Inscrições aqui
Programação completa do Fórum Mundial da Água



Eventos


webTexto é um sistema online da Calepino