Português > Notícias > Semana Nacional de C&T agita o Pará


DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Semana Nacional de C&T agita o Pará

  • Compartilhe:

Publicado em 25/10/2017

No clima da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que acontece de 23 a 29 de outubro, a Universidade Federal do Pará (UFPA) promove uma série de atividades de comunicação da ciência. O objetivo é reunir diferentes setores sociais em defesa da ciência, tecnologia e inovação no país. Um dos destaques da programação é a Exposição “A Matemática está em tudo”, realizada no Shopping Bosque Grão Pará, em Belém.

Fruto da parceria com a Universidade do Estado do Pará (UEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA), a exposição fica em cartaz no shopping até domingo e tem entrada gratuita. Estarão em exibição objetos matemáticos produzidos no âmbito do projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”, coordenado pela professora Cristina Vaz, do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA.

O projeto também realizará oficinas, exposições e a trilha “Simetria no Museu Goeldi”, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. A partir do uso da fotografia e de um perfil no Instagram (@simetrianomuseugoeldi), os participantes da trilha vão identificar e registrar em imagens elementos da fauna e da flora do parque que tenham simetria. A ideia é mostrar como a matemática está presente em diferentes situações cotidianas e o quanto pode inspirar e ser inspirada pela arte.

No Dia C da Ciência, comemorado na quarta-feira, 25 de outubro, a UFPA promoveu uma atividade que visa levar à população informações sobre um grande feito da matemática brasileira: a descoberta das equações da Superfície Costa. O autor desse achado, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Celso Costa ministrou palestra sobre o tema para alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, em Belém.

Parceiro de pesquisadores da UFPA em várias iniciativas, ele também foi o convidado especial do projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”. Além da palestra, durante a semana, o professor fez a apresentação “O mundo mágico da Matemática” para alunos de uma escola pública da Ilha do Combu, localizada em frente a Belém.

Dentro das atividades da SNCT, foi realizada a oficina “A matemática da rasa de açaí”, ministrada pelo professor da UFPA José Miguel Veloso. Outro destaque foram as exposições interativas de objetos matemáticos, de experimentos da física e de softwares educacionais, como um aplicativo, desenvolvido sob a coordenação dos professores da universidade Marcos Diniz e Dionne Monteiro.

Dentro da sede da UFPA na Cidade Universitária José da Silveira Netto, foram realizadas visitas guiadas ao Centro Interativo de Ciência e Tecnologia da Amazônia (CICTA), ao Laboratório de Demonstrações (Labdemon), ao Núcleo de Astronomia (Nastro) e ao Museu Interativo da Física (MINF). No início da noite de quarta-feira, 25 de outubro, o Nastro-UFPA fez uma edição especial da atividade semanal “Quartas Astronômicas”, com palestra sobre astronomia, seguida por observações astronômicas.

Na área das Humanidades, a comunicação da ciência ganhou espaço por meio do “Projeto Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência”. O projeto é desenvolvido por pesquisadores dos programas de pós-graduação em Comunicação da UFPA, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que estiveram reunidos em Belém para discussão do andamento da pesquisa realizada em nível nacional com jovens.

Na ocasião, as professoras Mariangela Toaldo (UFRGS) e Jane Marques (Universidade de São Paulo-USP/UFPA) ministraram o workshop “Literacia Digital: educação para a leitura de conteúdos midiáticos”. A proposta era sensibilizar os participantes para como a literacia digital pode contribuir na formação do público infantil frente aos conteúdos midiáticos, especialmente no que se refere à identificação e à reflexão crítica em relação a apelos ao consumo.

Confira detalhes da programação abaixo:

Projeto “Artemática: explorando o potencial artístico da Matemática”
Facebook: www.facebook.com/SNCTArtematica

Projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”
Facebook: www.facebook.com/snctpara.rasadeacaiagarrafadeklein
Instagram: www.instagram.com/snct.para

Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Site: www.ppgcimes.propesp.ufpa.br

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
Facebook: www.facebook.com/inct.cpct


(Ascom ABC, com informações da UFPA)



webTexto é um sistema online da Calepino