Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Português > Notícias > SBPC recebe Medalha Tiradentes na Alerj


SBPC recebe Medalha Tiradentes na Alerj

  • Compartilhe:

Publicado em 13/06/2018

O Deputado Estadual Comte Bittencourt convidou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para receber a Medalha Tiradentes. A cerimônia ocorreu no Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 12 de junho de 2018.

Estiveram presentes os Acadêmicos titulares Eliete Bouskela , Vitor Francisco Ferreira , Jerson Lima da Silva , Lucia Mendonça Previato , Ronald Shellard , Otavio Guilherme Cardoso Alves Velho, Carlos Alberto Aragão , Luiz Pinguelli Rosa , Débora Foguel , Alexander Kellner  e Rodrigo Correa Oliveira. O membro afiliado Fernando de Carvalho da Silva  também participou do evento.

Ronald Shellard, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), lembrou que a ciência ainda é jovem no Brasil e destacou o papel fundamental da SBPC em seguir mobilizando a juventude para aderir ao mundo científico. Aspásia Camargo, subsecretária de Planejamento e Gestão Governamental da cidade do Rio de Janeiro, completou a fala de Shellard ao solicitar ao Deputado Comte a criação de uma oportunidade para juntar jovens cientistas na Alerj.

Lucia Previato, vice-presidente da regional Rio de Janeiro da ABC, ressaltou a consciência social da instituição homenageada e disse que as duas entidades (ABC e SBPC) juntas lutam para que o Brasil não perca o que já conquistou no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação. “O Brasil não pode perder tempo; isso será fatal para o progresso da ciência”.

O presidente de honra da SBPC, professor Otávio Velho , ressaltou a importância da SBPC na criação das Fundações de Amparo à Pesquisa nos estados da Federação, e, em particular, da SBPC-RJ, colaborando com a entidade em escala nacional, por exemplo, com a criação do projeto Ciência Hoje.

Por fim, Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, agradeceu às homenagens prestadas e fez uma breve retrospectiva histórica da instituição, dando destaque a momentos de luta contra a ditadura e contra as ações governamentais com a ciência. “Recurso para Ciência & Tecnologia e educação não é gasto, é investimento”, defendeu.


(Jornal da Ciência, com colaboração de Leandro Lobo, secretário regional da SBPC-RJ)



webTexto é um sistema online da Calepino