Português > Atuação > Nacional > Grupos de Estudos > Educação Científica > Reuniões > Reunião de Educação Científica da Rede IANAS


Reunião de Educação Científica da Rede IANAS

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
12-14 de junho, 2010

A Academia Brasileira de Ciências (ABC) sediou, no Museu Histórico Nacional, a VII Reunião do Programa de Educação Científica da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), no período de 12 a 14 de junho de 2010. Através deste programa, as Academias de Ciências nas Américas se mobilizam visando contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em nossas escolas.

Afora o debate a respeito dos programas de ensino de ciências desenvolvidos pelas Academias na região, a reunião focou no tema "Questões de Gênero no Ensino de Ciências: Empoderando Meninas e Moças". A discussão realizada buscou identificar mecanismos através dos quais o ensino de ciências, tal qual trabalhado nas escolas, acaba por alijar ou desestimular, de forma sub-reptícia, o gosto das meninas pela ciência e por carreiras científicas. Ao longo do debate, buscou-se identificar ações que podem ser desenvolvidas, pelas Academias, visando a remoção dos entraves existentes e abordagens pedagógicas que permitam despertar nas meninas e meninos a paixão pelas ciências.

A reunião foi organizada com o apoio da Rede Global de Academias de Ciências (IAP), da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), da Organização das Mulheres para a Ciência no Mundo em Desenvolvimento (TWOWS), da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM), do capítulo brasileiro do Gender Advisory Board da ONU (GAB - Brasil), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), do Museu Histórico Nacional (MCT) e do Museu de Ciências da Terra (MCTer/DNPM).




webTexto é um sistema online da Calepino