Português > Notícias > Primeiro Simpósio Palis-Balzan sobre Sistemas Dinâmicos


Primeiro Simpósio Palis-Balzan sobre Sistemas Dinâmicos

  • Compartilhe:

Publicado em 27/06/2012

Está sendo realizado, de 25 a 29 de junho no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro, o primeiro Simpósio Palis-Balzan sobre Sistemas Dinâmicos, parte do "Projeto Palis-Balzan - Sistemas Dinâmicos, Comportamento Caótico e Incerteza". Patrocinado pela Fundação Balzan e levando em conta o prêmio conferido em 2010 ao presidente da ABC, Jacob Palis , e ao Impa, seu instituto de pesquisa, o projeto conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O objetivo do projeto, que existe há cinco anos e envolve cientistas de diferentes regiões do mundo, é promover a conjectura global da finitude do número de atratores, de acordo com o Impa. Outros tópicos importantes do projeto são os co-ciclos lineares e expoentes de Lyapunov.

Os coordenadores do projeto são Palis e o Membro Correspondente da ABC Jean-Christophe Yoccoz , vencedor da medalha Fields em 1994. O projeto também tem como participantes mais de 20 matemáticos de renome de países como Estados Unidos, China, Inglaterra, Uruguai e Brasil — entre estes os Acadêmicos Carlos Gustavo Moreira, Enrique Pujals, Marcelo Viana, Maria José Pacífico e Welington de Melo —, além de cerca de 10 jovens doutores.

O simpósio busca promover a pesquisa de mais alto nível na área de sistemas dinâmicos - especialmente nos tópicos citados acima - com a participação efetiva de grupos de pesquisa de excelência de cientistas de todo o mundo. Ele também pretende incentivar o contato de estudantes de pós-doutorado e jovens pesquisadores com o que é produzido de melhor mundialmente nessa campo, disseminando os resultados recentes e proporcionando um intercâmbio científico em nível mundial. Segundo o Impa, o simpósio estimula, em particular, o desenvolvimento do grupo brasileiro na área, que vem se afirmando cada vez mais no cenário internacional.

O Impa tem uma tradição de promover grandes eventos na área de Sistemas Dinâmicos. No caso particular do Simpósio Palis-Balzan, o instituto está iniciando uma série de três eventos, sendo este o primeiro. O segundo simpósio será realizado no Institut Henri Poincaré, em Paris, de 10 a 14 de Junho de 2013, e o terceiro acontecerá novamente no Impa em 2014.


(Com dados do Impa)



webTexto é um sistema online da Calepino