Português > Notícias > Presidente da ABC organiza simpósio na França


Presidente da ABC organiza simpósio na França

  • Compartilhe:

Publicado em 4/06/2013

O 2º Simpósio Internacional Balzan-Palis sobre Sistemas Dinâmicos ocorrerá entre os dias 10 e 14 de junho, no Instituto de Matemática Henri Poincaré, em Paris, na França. O objetivo do encontro é demonstrar os progressos realizados por jovens pesquisadores em seus trabalhos sobre sistemas dinâmicos e estimular novas pesquisas na área.

O primeiro simpósio ocorreu ano passado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, onde Jacob Palis , presidente da Academia Brasileira de Ciências, é professor titular.

O simpósio foi organizado pelo próprio Palis, utilizando parte dos recursos recebidos da International Balzan Prize Foundation, em 2010, para o desenvolvimento da pesquisa Sistemas Dinâmicos, Comportamento Caótico - Incerteza, Cociclos lineares e expoentes de Lyapunov. O Prêmio Balzan é um dos mais importantes em todas as todas as áreas do conhecimento, concedido rotativamente a cada uma delas a cada sete anos aproximadamente. Palis é o sétimo premiado em matemática desde o inicio da premiação, em 1961, e o primeiro não europeu e não americano.

A organização do evento contou com a colaboração do membro correspondente da ABC Jean-Christophe Yoccoz , do Collège de France, além de Sylvain Crovisier e Carlos Matheus Santos, ambos do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS). No Comitê Científico, dentre outros, estão os Acadêmicos Artur Avila, Carlos Gustavo Moreira, Enrique Pujals, Marcelo Viana e Welington de Melo.

Importância na matemática

Palis é parte de uma história importante da matemática, cujo início é no final do século 19, com Henri Poincaré, que dá nome ao instituto onde o simpósio ocorrerá. A história prossegue, na década de 1960, com Edward Norton Lorenz, incluindo a criação da teoria moderna dos sistemas dinâmicos e a sua complexificação até a teoria do caos.

Poincaré é considerado o criador da teoria moderna dos sistemas dinâmicos, que fez com que os pesquisadores se perguntassem se seria possível prever todas as possibilidades de um dado fenômeno através da constituição de modelos matemáticos.

Lorenz construiu um modelo matemático para a previsão de um fenômeno da natureza, o movimento do ar na atmosfera, mas concluiu que pequenas variações levavam a resultados muito diferentes. Esse fato que não permitiu prever todas as possibilidades do fenômeno em questão, mas serviu para demonstrar sua imprevisibilidade a longo prazo, além da ação e a interação de elementos de forma quase que aleatória na alteração de comportamentos.

A pesquisa de Jacob Palis que lhe rendeu o Prêmio Balzan, um dos maiores da matemática, propõe demonstrar que o fenômeno testemunhado por Lorenz não é uma exceção, mas, pelo contrário, pode capturar algumas características fundamentais da dinâmica geral, gerando uma perspectiva global neste importante ramo da matemática.


(Davi Padilha Bonela para Notícias da ABC, com informações da International Balzan Prize Foundation)



webTexto é um sistema online da Calepino