Página inicial > Membros > Acadêmicos > Paul Alexander Schweitzer


Paul Alexander Schweitzer (SCHWEITZER, P. A.)

Ciências Matemáticas
Membro Titular
Ingresso em 6 de junho de 2006
Currículo
Link para a plataforma Lattes
E-mail

Paul Alexander Schweitzer  nasceu em 21 de julho de 1937 em Yonkers, NY, EUA. Foi criado em Pelham, NY, onde cursou colégios municipais. Fez a graduação em matemática na faculdade College of the Holy Cross em Worcester, MA, EUA, formando-se em junho de 1958. Entre os professores que mais o influenciaram foram Vincent O. McBrien, Rev. Raymond J. Swords, S.J. e Patrick Shanahan. Fez o doutorado na Princeton University, com a tese "Secondary cohomology operations induced by the diagonal mapping" orientada pelo Prof. Norman Steenrod, defendida em setembro de 1963. Outros professores que o influenciaram foram John Milnor, John Moore, Ralph Fox, e George Whitehead. Junto com Herman Gluck, organizou um seminário sobre topologia combinatória que contou com a participação de vários outros topólogos, entre eles J.H.C. Whitehead, C. Papakyriakopoulos e John Stallings. Trabalhou na topologia algébrica (especialmente operações cohomológicas) e topologia de baixas dimensões (3 e 4).
Após um ano como professor assistente na University of Notre Dame (IN, EUA), entrou no noviciado da Companhia de Jesus em Lenox, MA em setembro de 1963, fazendo estudos em filosofia e outras áreas, mas ao mesmo tempo continuou trabalhando na pesquisa matemática, também dando aulas de matemática e lógica matemática. No ano letivo 1966-1967, trabalhou na Northwestern University em Evanston, IL, EUA, como pesquisador associado, estudando cobordismo de imersões. Nos anos 1967-1970, voltando a estudos de teologia mas também participando ativamente de projetos de pesquisa e do Seminário de Topologia em M.I.T., se interessou pela teoria de folheações, onde fez as contribuições mais importantes.
Em agosto de 1971 veio à PUC-Rio de Janeiro por convite do Prof. João Bosco Pitombeira de Carvalho. Na PUC foi um dos fundadores do programa de doutorado em matemática. Deu um contraexemplo à Conjetura de Seifert, a qual estava em aberto por mais de 20 anos, e estudou a existência de folhas compactas e estruturas semelhantes em folheações. Organizou vários congressos internacionais na PUC-Rio. Entre os alunos cujas teses de doutorado orientou (com indicação do atual local de trabalho) se destacam Fred Palmeira (PUC-Rio), Sebastião Firmo (UFF), Suely Druck (UFF), Ricardo Sá Earp (PUC-Rio) e Leonardo Navarro de Carvalho (UFF).
É membro da American Mathematical Society e Sigma Xi há mais de 40 anos e da Sociedade Matemática Brasileira desde meados dos anos 1970. Foi professor ou pesquisador visitante no Institute for Advanced Study, Harvard University, Université de Strasbourg e SUNY em Stony Brook, entre outros. Atualmente trabalha na interface entre aspectos topológicos, dinâmicos e geométricos das folheações e questões de enlaçamento envolvendo nós, entrelaços, subvariedades e folheações.Desde 1966, participa ativamente no Grupo Clavius de Matemáticos, passando o mês de julho todo ano com o Grupo em varias instituições, inclusive o IAS, o IHES (Bures-sur-Yvette), a Universidade Notre Dame e Boston College.




webTexto é um sistema online da Calepino