Ciência Gera Conhecimento - [ Conheça ]

Página inicial > Membros > Acadêmicos > Nestor Schor


Nestor Schor (SCHOR, N.)

Ciências da Saúde
Membro Titular
Ingresso em 14 de jun de 2000
Currículo
Link para a plataforma Lattes
E-mail

Iniciou suas atividades em nível de pós-doutoramento implantando no País laboratório voltado para o estudo da hemodinâmica glomerular e microcirculação renal em modelos experimentais de insuficiência renal aguda e crônica, de nefrotoxicidade, na síndrome hépato-renal, na gravidez etc. Utilizou metodologia sofisticada para a época, início dos anos 80, de micropunção de glomérulos e de microestruturas do córtex renal. No início de 1990, desenvolveu, como evolução natural de sua linha de pesquisa, Laboratório de Biologia Celular, voltada para o estudo destes mecanismos fisiopatológicos nas células renais, agora em cultura, especialmente na célula mesangial.
Ao lado desta atividade voltada a fisiologia e fisiopatologia renal, desenvolveu o primeiro Serviço voltado a estudar o metabolismo envolvido na formação de litíase renal tanto em adultos como em crianças. Foi possível criar, no nosso meio, várias linhas de pesquisa neste campo, como na de epidemiologia, da fisiopatologia, de diagnóstico e de tratamento em litíase renal, fazendo com que este Serviço seja o de maior impacto na nossa Sociedade médico-científica. Para que estes trabalhos fossem realizados, foi necessário uma importante dedicação e esforço criativo para propiciar as condições ímpares deste Laboratório e do Serviço de Litíase Renal.
Como resultado deste empenho, publicou mais de 250 artigos em nível
internacional, nacional e capítulos de livros.
Editou, como principal responsável pela publicação, três livros (Calculose Renal; Insuficiência Renal Aguda e Nefro-Urologia).
Desta intensa atividade de pesquisa resultou, segundo o ISI, em mais do que 1.200 citações, número bastante significativo em termos brasileiros, nesta área de pesquisa biomédica aplicada à medicina.
Também é significante sua contribuição na formação de recursos humanos, com a orientação de 47 teses defendidas, sendo 26 em nível de mestrado e 21 em nível de doutorado. A grande maioria de seus orientados está na vida acadêmica em várias regiões do país, como professores adjuntos ou titulares na área de clínica médica e fisiologia, sendo que vários tiveram a oportunidade em realizar estágio de pós-doutorado no exterior, nos EUA e na Europa, em Serviços de impacto na área de medicina e biologia.
Como reconhecimento de sua atividade, é do Corpo Editorial de várias publicações no exterior e no Brasil, sendo assessor dos principais órgãos financiadores de pesquisa no País e em nível acadêmico é Professor Titular, por concurso, tendo sido o Chefe do Departamento de Medicina da UNIFESP e atualmente é Chefe da Disciplina de Nefrologia desta Universidade, uma das principais disciplinas geradoras de conhecimento e formadoras de recursos humanos. É o Coordenador de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UNIFESP. Também como reconhecimento pelos seus pares, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia e de Investigação Clínica, dentre outros cargos eletivos.
Assim, desenvolve atividades científicas em nível experimental, de laboratório e em atividades associadas com pesquisa clínica. Tem substancial papel na formação de recursos humanos e atividades associativas, em entidades científicas.




webTexto é um sistema online da Calepino