Português > Atuação > Nacional > Grupos de Estudos > Recursos Minerais > Reuniões > Lançamento do Livro "Recursos Minerais no Brasil: problemas e (...)


Lançamento do Livro "Recursos Minerais no Brasil: problemas e desafios"

O lançamento oficial do livro "Recursos Minerais no Brasil: problemas e desafios", realizado na noite de 18 de outubro de 2016, se deu por meio de um painel científico durante o 24º Congresso Mundial de Mineração (World Mining Congress), no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Atividade desenvolvida pelo Grupo de Estudos da ABC sobre Recursos Minerais em parceria com a Vale, a publicação visa contribuir com reflexões estratégicas que ajudem a orientar governo, empresas e formuladores de políticas públicas, e a sociedade brasileira como um todo, no importantíssimo desafio de se pensar, planejar e fortalecer o setor mineral de nosso país.

A abertura do evento foi feita pelo Acadêmico Luiz Eugênio Mello, gerente-executivo de Tecnologia e Inovação da Vale, seguido pelo Acadêmico Umberto Cordani, professor emérito do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (IGc-USP) e um dos coordenadores do Grupo de Estudos de Recursos Minerais da Academia Brasileira de Ciências. Onildo Marini, diretor-executivo da Agência para o Desenvolvimento Tecnológico da Indústria Mineral Brasileira (ADIMB), falou, na sequência, sobre o potencial mineral do Brasil. Jorge Bettencourt, também professor emérito do IGc-USP, relatou que os artigos reunidos no capítulo sobre exploração mineral discutem, entre outros temas, o uso histórico dos modelos de depósitos minerais na exploração mineral no país e o conceito moderno de sistemas minerais, que ainda é pouco usado no Brasil.

Dando prosseguimento ao painel, Elmer Prata Salomão, da GEOS Geologia para Mineração Ltda., abordou a questão da mineração na Amazônia, o que considera um salto para o futuro. Convidado a fazer as considerações e recomendações finais, o geólogo John Forman, ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), destacou as questões mais importantes apontadas no evento, na tentativa de definir uma proposta para futuras políticas públicas para mineração no Brasil.

O pré-lançamento do livro "Recursos Minerais no Brasil: problemas e desafios" ocorreu no dia 11 de outubro, durante o 48º Congresso Brasileiro de Geologia, realizado no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre.




webTexto é um sistema online da Calepino