Página inicial > Membros > Acadêmicos > José Osvaldo Previato


José Osvaldo Previato (PREVIATO, J. O.)

Ciências Biomédicas
Membro Associado
Ingresso em 24 de mai de 1996
Currículo
Link para a plataforma Lattes
E-mail

JOSÉ OSVALDO PREVIATO começou sua carreira científica em 1970, trabalhando com fisiologia de microorganismos, sob a orientação do Prof. Isaac Roitman  no Departamento de Microbiologia Geral do Instituto de Microbiologia da UFRJ.
Após ter concluído o curso de Farmácia em 1971, realizou seu Curso de Pós-Graduação no Instituto de Microbiologia da UFRJ. Sua tese de Mestrado, intitulada "Metabolismo Respiratório de três Amostras do Gênero Crithidia" sob a orientação do Prof. Isaac Roitman, foi concluída em 1975 e a de Doutorado, denominada "Estudos dos Componentes da Parede Celular de Sporothrix schenckii, sob a orientação do Prof. Luiz R. Travassos foi finalizada em 1981.

Em 1975 foi contratado como Prof. Assistente no Instituto de Microbiologia da UFRJ.

Em 1977 recebeu uma bolsa de cooperação internacional no convênio entre o National Research Council - Canadá e o CNPq - Brasil para estagiar pelo período de 15 meses no Praire Regional Laboratory-NRC Saskatoon, no laboratório do Prof. P.A.J. Gorin. Neste estágio desenvolveu estudos sobre a caracterização estrutural de glicoconjugados isolados da superfície celular de Sporothrix schenkii e de protozoários pertencentes à família Trypanosomatidae. No período de setembro de 1978 a dezembro de 1979 realizou trabalhos sobre a caracterização estrutural de glicolipídeos isolados de Mycobacteriium smegmatis, no Departamento de Bioquímica da Universidade de Califórnia em Berkeley, sob a orientação do Prof. Clinton Ballou.

Ao retornar ao Brasil em 1980 iniciou seu trabalho de pesquisa no Laboratório de Química e Bioquímica das Estruturas de Superfícies de Microorganismos no Departamento de Microbiologia Geral do Instituto de Microbiologia da UFRJ, tendo como tema central de suas pesquisas a caracterização estrutural dos glicoinositolfosfolipídeos da superfície celular de tripanosomatídeos. Em 1981 foi contratado como Prof. Adjunto do Instituto de Microbiologia da UFRJ.
Em 1987 fez pós-doutoramento no "Laboratoire de Chimie Biologique" da "Université des Sciences et Technologies de Lille", na França, no laboratório do Prof. Bernard Fournet sobre análise molecular de glicoconjugados complexos através espectrometria de massa e espectroscopia de ressonância magnética nuclear.

O principal objetivo de sua pesquisa vem sendo o entendimento do significado biológico da diversidade estrutural de glicolipídeos na família Trypanosomatidae. Como resultado deste trabalho novas classes de glicoinositolfosfolipídeos foram descritas. Além disso, esses resultados demonstraram que as modificações estruturais na cadeia oligossacarídica desses glicolipídeos, poderiam estar relacionadas à adaptação dos tripanosomatídeos na colonização específica de determinados insetos vetores. Atualmente, é responsável pelo Laboratório de Glicobiologia do Departamento de Microbiologia Geral do Instituto de Microbiologia da UFRJ, dando prosseguimento a esta linha de pesquisa.
É pesquisador do CNPq desde 1981, atualmente no nível IA.

Durante este período de pesquisa, 42 artigos científicos foram publicados, tendo orientado 2 teses de mestrado e 4 teses de doutorado e obtido verbas dos seguintes órgãos de fomento: CNPq, FINEP, PADCT, OMS, CEPG/UFRJ.
É pai de dois filhos, Anna e Pedro.




webTexto é um sistema online da Calepino