Português > Notícias > Jacob Palis recebe título de membro benemérito da Academia Nacional de (...)


Jacob Palis recebe título de membro benemérito da Academia Nacional de Medicina

  • Compartilhe:

Publicado em 15/07/2013

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis , recebeu o título de membro benemérito da Academia Nacional de Medicina (ANM), em cerimônia realizada no dia 2 de julho, no Museu Histórico Nacional, situado no Rio de Janeiro.

Diversas autoridades da área da saúde estiveram presentes no evento, entre eles o Almirante Celso Monteiro, diretor de saúde da Marinha do Brasil; Florentino de Araújo, presidente da Associação Médica Brasileira; Armando de Oliveira, presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões; o membro da ANM Sérgio Aguinaga, representando os ex-presidentes da Academia, Roberto Luís D’Avila, presidente do Conselho Federal de Medicina.

Na ocasião, a ANM também comemorava o 184º aniversário de sua fundação, sendo ela a entidade cultural e científica mais antiga do país.

Fraternidade acadêmica

O título oferecido à Jacob Palis exprime a gratidão dos membros da ANM à ABC, que vem disponibilizando sua sede para a ANM durante o período em que a sede desta passa por reformas estruturais urgentes, segundo explicou o presidente Marcos Fernando de Oliveira Moraes. "A Academia Nacional de Medicina recebeu e continua a receber a inestimável e pronta colaboração da Academia Brasileira de Ciências, mediante o apoio de seu presidente, que colocou à nossa disposição as acomodações da entidade para o nosso trabalho. A ABC foi um dos nossos refúgios, e este período de convivência propiciou o entrosamento entre essas instituições, que, hoje, sentem-se irmanadas".


Jacob Palis recebe o título de membro benemérito da ANM das mãos do presidente Marcos Moraes

O presidente da ABC reiterou o bom convívio entre as instituições. Para ele, "a Academia Nacional de Medicina levou conhecimento e bastante calor humano para a Academia Brasileira de Ciências na realização de suas reuniões, solenidades e eventos científicos. Foi uma maneira fortuita, mas muito bem vinda de estreitarmos as relações entre academias científicas tradicionais brasileiras". Em agradecimento ao título, Palis afirmou que ele foi entregue em seu nome, mas é para ser compartilhado entre todos os membros da ABC.

As Academias também compartilham alguns dos seus membros, dois deles presentes na cerimônia. Eliete Bouskela , secretária-geral na ANM, foi eleita para a ABC este ano. Para ela, "o convívio entre as Academias tem sido benéfico para ambas". Da mesma opinião compartilha Marcello Barcinski, presidente da Seção de Ciências Aplicadas à Medicina na ANM e membro da ABC. "Há males que vem para o bem. O problema na sede da Academia Nacional de Medicina propiciou esta aproximação e as duas academias ganharam muito com isto, inclusive para a realização de atividades conjuntas, com destaque para o Simpósio sobre Medicina Translacional e o Simpósio das Academias de Medicina e de Ciências das Américas", afirmou.

Além do presidente da ABC, receberam o título de membros beneméritos o advogado da ANM, João Augusto Basilio; a diretora-geral do Museu Histórico Nacional, Vera Lucia Bottrel Tostes; o presidente da Fundação Nacional do Câncer, Peter Rodenbeck e o presidente da Faperj, Ruy Marques.


(Davi Padilha Bonela para Notícias da ABC; foto de Henrique Huber)



webTexto é um sistema online da Calepino