Português > Eventos > International Conference Science for Poverty Eradication and Sustainable (...)


International Conference Science for Poverty Eradication and Sustainable Development: a Call for Action

A Conferência Internacional "Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável: um Chamado para a Ação" foi realizada em Manaus, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no período entre 3 e 5 de dezembro. O evento foi organizado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e o Comitê pela Erradicação da Pobreza da Rede Global de Academias de Ciências (IAP). Criado em 2013, este comitê é presidido pela ABC e tem por objetivo debater estratégias visando engajar as Academias de Ciências do planeta nos esforços em prol da erradicação da pobreza e do desenvolvimento sustentável. Também deram suporte à organização desta iniciativa a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Programa Hidrológico Internacional (IHP-UNESCO), a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN-UN) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Reunindo participantes de mais de 20 países, a Conferência teve como foco temas críticos que impactam mais severamente as populações pobres. Em que pese os enormes avanços conquistados pelos Objetivos do Milênio, milhões de pessoas ainda não dispõem de acesso a condições de vida mínimas para uma existência digna. A partir de políticas consistentes é possível transformar positivamente a vida de enormes contingentes populacionais, ampliando-se a qualidade de vida de comunidades carentes nos países menos desenvolvidos, e contribuindo para a proteção de povos marginalizadas globalmente. Através desta Conferência e de outras iniciativas similares, pretende-se sensibilizar as Academias de Ciências do mundo para que estas ajudem a mobilizar as comunidades científicas de seus países, buscando envolvê-las na construção da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 e no posterior monitoramento da implementação das Metas do Desenvolvimento Sustentável.

O encontro teve início na manhã do dia 03/12. Na cerimônia de abertura, compuseram a mesa Eduardo Moacyr Krieger , representando o Presidente da ABC, Jacob Palis ; Luiz Renato de França (INPA); Michael Clegg (IAP); Marcello André Barcinski , representando o Presidente da ANM, Pietro Novellino; Alan Bojanic (FAO); Blanca Jiménez (IHP-UNESCO); e Lai-Meng Looi (IAMP). Na sequência, foi realizada a primeira sessão do evento, "Ciência para a Segurança Alimentar: Combatendo o Desafio de Alimentar o Mundo", que contou com a participação de Linxiu Zhang (China), Alan Bojanic (FAO) e Joachim Schiemann (Alemanha). Amr Farouk (Egito) cancelou sua presença em virtude de problemas médicos, mas encaminhou a sua apresentação, que pode ser acessada no link abaixo. Na parte da tarde, o assunto foi "Ciência para a Segurança Hídrica: Melhorando o Acesso Global à Água", com palestras de Blanca Jiménez (IHP-UNESCO), Dipak Gyawali (Nepal), Katherine Vammen (Nicarágua) e Bai-Mass Taal (AMCOW).

No dia 04/12, mais duas sessões foram realizadas. A primeira, "Ciência para a Saúde: Assegurando o Acesso Universal à Saúde", teve como conferencistas Lai-Meng Looi (IAMP), Garry Aslanyan (OMS) e Fola Esan (Nigéria). Paulo Buss (Brasil) também acabou não participando em decorrência de problemas médicos, mas encaminhou a sua apresentação, que pode ser acessada no link abaixo. Na segunda sessão do dia, com o tema "Construção de Equidade Através de Políticas Sociais e Econômicas", os palestrantes foram Aya K. Abe (Japão), Jere Behrman (EUA) e André Portela Souza (Brasil).

Por fim, a sessão "Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável" contou com uma apresentação de Jeffrey Sachs (SDSN), Assessor Especial do Secretário-Geral da ONU, seguida por um debate com as participações de Michael Clegg (EUA), Hernan Chaimovich (Brasil), Tim O’Riordan (Reino Unido), Ernst van Groningen (Suécia), Julian May (África do Sul), Bahru Zewde (Etiópia), Tilak Sharma (Índia) e Hyun-Ku Rhee (Coreia do Sul).

Agenda
Perfil dos Participantes
Apresentações
Relatório
Logística
Galeria de Fotos
Notícias



Eventos


webTexto é um sistema online da Calepino