Português > Notícias > Imunologia: 40º congresso da SBI apresentará pesquisas sobre doenças (...)


Imunologia: 40º congresso da SBI apresentará pesquisas sobre doenças parasitárias

  • Compartilhe:

Publicado em 7/10/2015

Durante uma semana, o Guarujá será palco da reunião mundial de grandes nomes da imunologia. Para iniciar bem, a plenária de abertura do Innate Immunity 2015, 40º Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), será proferida por Jules Hoffmann, vencedor do prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 2011. Hoffmann participou da Reunião Magna da ABC de 2015.

Pesquisadores como David Artis, Elisabeth Hartland e Bernhard Ryffel também estarão presentes (veja aqui todos palestrantes). O Congresso será realizado no Guarujá, São Paulo, entre os dias 24 e 28 de outubro. Infecções, mecanismos de imunidade inata e doenças parasitárias, como a dengue e a malária, estarão entre os assuntos debatidos.

Diversos Acadêmicos participarão do evento como palestrantes. O membro afiliado Dario Zamboni é o presidente do Comitê Organizador, que conta, ainda, com os também afiliados João Trindade Marques  e José Carlos Farias Alves Filho , além de Vania Bonato.

Além deles, o afiliado Leonardo Travassos integra o Comitê de Avaliação de Resumos. Já o Comitê Científico conta com os membros André Báfica, Dario Zamboni, Fernando Cunha, Gustavo Menezes, João Trindade Marques, João Santana, José Carlos F. Alves Filho, Manoel Barral Netto , Marcello Barcinski, Patricia T. Bozza, Ricardo Gazzinelli  e Sérgio Costa Oliveira .

Serão apresentados resultados das principais pesquisas sobre dengue, doença de Chagas, Aids e câncer, entre outros. Estudos em inflamação e técnicas de pesquisa na área da saúde também estarão em debate. Ao todo serão 71 pesquisadores de 10 países durante 5 dias de evento, mais pré-curso. Além disso, será um evento especial também para a organização científica, pois marca os 40 anos de reuniões da SBI.

Entre os palestrantes está Russell Vance, professor da Universidade da Califórnia, que estuda as interações entre bactérias e sistema imunológico. O Acadêmico Ricardo Gazzinelli, pesquisador da Fiocruz e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (INCTV), falará sobre a produção de vacinas para doenças parasitárias negligenciadas como leishmaniose, malária e doença de Chagas.

Outra presença é a da indiana Thirumala-Devi Kanneganti, pesquisadora do St. Jude Children’s Research Hospital na cidade norte-americana de Memphis, no Tenessee. Ela descobriu uma proteína que, se presente na microbiota intestinal, atua na proteção contra o câncer de cólon.

O credenciamento de jornalistas para o evento vai até o dia 15 de outubro. Mais detalhes podem ser encontrados na página do evento e também no perfil da Sociedade Brasileira de Imunologia no Facebook.

Serviço:

40º Congresso da Sociedade Brasileira de Imunologia
24 a 28 de outubro, 2015
Casa Grande Hotel - Guarujá, São Paulo
http://sbicongressos.com/immuno2015/

Atendimento à imprensa:
Comunicação - Sociedade Brasileira de Imunologia
Adriana Cohen (11) 3230-8978 | Meghie Rodrigues (19) 983-724047
comunicacao@sbi.org.br
http://sbi.org.br/


(Adaptado de SBI)



webTexto é um sistema online da Calepino