Português > Atuação > Nacional > Grupos de Estudos > Recursos Hídricos > Reuniões > How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban (...)


How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions

No período de 4 a 7 de outubro de 2016, foi realizado, no Centro de Pesquisas Hídricas e Ambientais, da Universidade de Duisburg-Essen, na Alemanha, o workshop "How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions". Organizado pelas Academias de Ciências do Brasil e da Alemanha, o evento reuniu 26 jovens pesquisadores dos dois países para discussões acerca dos principais desafios para a pesquisa, na área de recursos hídricos, visando a construção de um futuro mais sustentável para os centros urbanos.

A seleção dos candidatos brasileiros foi feita por meio de uma chamada pública, divulgada através das páginas e boletins eletrônicos da ABC e da SBPC, bem como de outras instituições de pesquisa. Trinta e nove pesquisadores brasileiros se candidataram, tendo sido selecionados 13 jovens doutores, provenientes de diferentes regiões do Brasil.

A programação contou com mesas-redondas e conferências proferidas por pesquisadores sêniores. No entanto, boa parte do tempo foi dedicado à discussão entre os jovens cientistas, que, divididos em quatro grupos, abordaram temas como gestão integrada de bacias hidrográficas em regiões urbanas; saneamento básico e sustentabilidade; micropoluentes; e transparência, conscientização e participação cidadã.

O workshop teve como resultado a publicação "How Do We Want to Live Tomorrow? Perspectives on Water Management in Urban Regions" (Como queremos viver amanhã? - Perspectivas na gestão de águas em regiões urbanas), lançado no dia 28 de junho de 2017. O estudo apresenta reflexões sobre a integração das bacias hidrográficas em áreas urbanas, os impactos sobre os lençóis freáticos, o saneamento básico e o sistema de águas pluviais, o reuso de água, a gestão e o controle de nanopartículas e micropoluentes, invisíveis aos métodos convencionais de detecção e remoção, e a importância da comunicação e do envolvimento da sociedade com as questões a respeito dos recursos hídricos e sua gestão.

Este encontro foi um desdobramento do simpósio "Water Issues and Ecological Sustainability in Areas of Urbanization", organizado no Brasil, em 2014, no âmbito da Temporada "Alemanha + Brasil 2013-2014". Na oportunidade, 27 jovens pesquisadores com menos de 40 anos (11 alemães e 16 brasileiros) debateram, na cidade de São Carlos, a gestão sustentável dos recursos hídricos.




webTexto é um sistema online da Calepino