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Histórico - Programa de Educação Científica

A partir de um convênio de colaboração firmado com a Academia de Ciências da França em 2001, a ABC instituiu o Programa ABC na Educação Científica, através do qual busca estimular uma série de atividades de educação em ciências no Brasil. As atividades deste programa - coordenadas no passado pelos acadêmicos Fernando Galembeck  e Ernst Hamburger, e no presente pelo acadêmico Diogenes de Almeida Campos  - fazem parte de um esforço mais amplo, por parte da Academia, de estimular a educação em ciências no Brasil em todos os seus aspectos, dentro de sua missão geral de promover a qualidade científica e o avanço da ciência brasileira.

A partir de um convênio firmado em 2008 entre a ABC e a Petrobras, através de seu Programa Desenvolvimento & Cidadania, a Academia realizou ao longo de 2009 uma profunda análise diagnóstica da experiência do Programa ABC na Educação Científica, programa implementado em diversas cidades brasileiras em escala piloto. À luz da literatura internacional especializada, o estudo, que foi coordenado pelo acadêmico Simon Schwartzman , apresentou um balanço sumário dos resultados deste programa, vis-à-vis outros projetos de educação científica desenvolvidos no país. O resultado final deste esforço foi a publicação A Educação em Ciências no Brasil (2009).

Afora os esforços desenvolvidos através do Programa ABC na Educação Científica, a Academia tem se debruçado sobre aspectos diversos da problemática educacional brasileira, tendo já produzido estudos importantes tais como os documentos Subsídios para a Reforma da Educação Superior (2004), coordenado pelo acadêmico Luiz Davidovich ; O Ensino de Ciências e a Educação Básica: Propostas para Superar a Crise (2008), coordenado pela acadêmica Keti Tenenblat ; e Aprendizagem Infantil: uma Abordagem da Neurociência, Economia e Psicologia Cognitiva (2010), coordenado pelo acadêmico Aloísio Pessoa de Araújo , que se encontra em etapa final de edição.

Visando melhor articular as ações desenvolvidas na área de educação e coordenar a implementação das recomendações do diagnóstico apresentado em A Educação em Ciências no Brasil, a ABC instituiu um Grupo de Estudos sobre Educação Científica, que será coordenado pelo acadêmico Luiz Davidovich. A ação deste grupo buscará fortalecer o papel estratégico que a ABC pode desempenhar nesta área, dada a sua capacidade de favorecer e estimular o contato dos cientistas com os educadores, procurando envolver os cientistas na educação em todos os níveis, assim contribuindo para melhorar a formação e a atuação dos educadores na educação em ciências.




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