Português > Notícias > Fórum Mundial de Ciências 2013 será no fim do mês


Fórum Mundial de Ciências 2013 será no fim do mês

  • Compartilhe:

Publicado em 1º/11/2013

A maior e mais importante reunião internacional de cientistas e autoridades de áreas relacionadas à ciência, tecnologia e inovação terá lugar no Rio de Janeiro, de 25 a 27 de novembro. O Fórum Mundial de Ciência 2013 contará com a presença de mais de 600 líderes mundiais de mais de 120 países e terá como foco "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global". O objetivo é promover o diálogo entre cientistas, governantes, líderes culturais e da indústria, entre outros, com o papel de conclamar diferentes atores a trabalharem em conjunto para a constituição de sociedades inclusivas e sustentáveis.

A desigualdade como barreira para a sustentabilidade global, o uso da ciência para lidar com os recursos naturais, a plantação sustentável de florestas, o papel da ciência na inovação e a importância de políticas científicas adequadas para a construção do futuro imediato são alguns dos temas a serem tratados no Fórum.

Nas palavras do presidente da ABC, Jacob Palis , "mais do que nunca nosso futuro será moldado pela ciência, a tecnologia e a inovação. E o Brasil pode e deve preparar-se para assumir um papel de liderança nas próximas décadas. Julgamos ser esta uma oportunidade única de mobilizar a comunidade científica nacional e internacional para discutir de forma produtiva tópicos de extrema importância, gerando propostas que possam vir a desenhar um futuro melhor para todos os povos."

O 6o Fórum Mundial de Ciências

A Academia Brasileira de Ciências e a Academia de Ciências da Hungria, com apoio da UNESCO, ICSU, EASAC e AAAS, são as organizadoras do WSF 2013, no Rio de Janeiro. O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, no Hotel Windsor Atlântica e o tema é "Ciência para o Desenvolvimento Sustentável Global". O evento é exclusivo para convidados, mas contará com transmissão ao vivo pelo site www.sciforum.hu. Confira os palestrantes e a programação no site.

Acompanhe em tempo real o maior evento científico do mundo, realizado pela primeira vez fora da Hungria, seu país natal, e pela primeira e única vez no Brasil.

Histórico do Fórum

Após a realização do Fórum Mundial de Ciências (WSF, na sigla em inglês) em Budapeste, em 1999, a Academia de Ciências Húngara, junto com a Unesco, o ICSU e o governo húngaro decidiram organizar, a cada dois anos, uma edição do evento.

Envolvendo mais de 500 cientistas de mais de 100 países, o objetivo tradicional do encontro é promover um fórum global de diálogo sobre a ciência, seu papel e suas responsabilidades no século 21. Os temas proritários são a necessidade de aconselhamento científico na elaboração de projetos econômicos e políticas públicas, assim como a importância da divulgação e popularização da ciência e de seus valores básicos para a sociedade como um todo. As edições são realizadas sempre por volta do dia 10 de novembro, data escolhida pela UNESCO, em 2001, como o Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento.

Cada edição do evento gira em torno de um tema principal. A sexta edição do Fórum, realizada em 2009 celebrando o décimo aniversário da Conferência Mundial de Ciências, foi Conhecimento e Futuro. Neste encontro de 2009, foi acolhida por parte do presidente da Academia de Ciências Húngara a proposta brasileira de que o Fórum passasse a ser realizado alternadamente entre a Hungria e outros países. O Brasil se ofereceu para receber, então, a primeira edição do evento fora da Hungria, a ser realizada no ano de 2013. A ABC participou do Comitê Executivo do Fórum e teve uma ativa participação no encontro de 2011, cujo tema foi a Mudança do Panorama da Ciência.

Histórico do evento no Brasil

Em 2011, foi instituída uma Comissão Executiva Nacional, responsável pela coordenação institucional, aspectos logísticos e programação temática dos sete Encontros Preparatórios realizados por todo o país, incluindo a definição e planejamento de atividades complementares ou paralelas ao evento principal, a serem realizadas em 2012 e 2013.

Integram a Comissão representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco/Brasil).

Nos próximos dias 21 e 22/11, o grupo promove o Seminário Brasil, Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, evento prévio ao Fórum Mundial de Ciência 2013 que apresentará uma síntese dos principais resultados dos sete Encontros Preparatórios que foram realizados ao longo de 2012 e 2013, bem como uma Declaração da América Latina e Caribe para o WSF 2013, que lança as bases de um plano estratégico regional para a resolução de problemas comuns para as próximas décadas.


(Elisa Oswaldo-Cruz para Notícias da ABC)



webTexto é um sistema online da Calepino