Português > Notícias > Desvendando a bipolaridade em crianças e jovens


PRÊMIO L’ORÉAL-UNESCO-ABC 2009

Desvendando a bipolaridade em crianças e jovens

  • Compartilhe:

Publicado em 25/09/2009

A pesquisadora Sheila Cavalcante Caetano, da área das Ciências da Saúde, foi contemplada com o Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC 2009 por seu estudo genético do sistema dopaminérgico em famílias de crianças com transtorno do humor bipolar, desenvolvido na Universidade de São Paulo (USP).

Bacharel em Medicina, com doutorado e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP) em Psiquiatria, Sheila cursou um pós-doutorado na University of Texas Health Science Center at San Antonio, no Texas, Estados Unidos.

Com seu projeto, Sheila busca compreender quais são as causas e as manifestações do transtorno bipolar em crianças e adolescentes, mediante entrevistas realizadas com os pacientes e as famílias sobre a doença, a utilização de técnicas de neuroimagem e o estudo genético.

O projeto está sendo desenvolvido dentro do Programa de Transtorno Bipolar (Proman) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), onde a cientista tem uma bolsa de pós-doutorado. "Este prêmio irá financiar toda a parte genética da nossa pesquisa, pagando os custos da genotipagem", declara.




webTexto é um sistema online da Calepino