Português > Atuação > Nacional > Grupos de Estudos > Educação Científica > Reuniões > Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio


Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio

Realizado em parceria com a BG-Brasil, membro institucional da Academia Brasileira de Ciências, o simpósio "Desafios da Educação Técnico-Científica no Ensino Médio" teve lugar na sede da ABC, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro. O evento, organizado por um grupo de trabalho que está refletindo sobre STEM Education (aqui compreendido como ensino nas áreas de Matemática, Química, Física, Biologia e Tecnológicas), teve por objetivo traçar um diagnóstico e formular propostas para o fortalecimento do ensino STEM nas escolas de nosso país.

O evento reuniu em torno de 100 participantes, que durante dois dias discutiram temas como "Ciência para a Educação", "Os Desafios da Educação Técnico-Científica no Brasil", "Experiências Brasileiras de Formação Técnica Profissional no Ensino Médio", "O Ensino de Ciências no Ensino Médio: a Visão das Sociedades Científicas" e "Os Desafios de STEM Education: Perspectivas Internacionais".

Especialistas da Austrália, China, Estados Unidos e México participaram do simpósio, compartilhando as experiências de seus países no tema. A participação de representações governamentais, da sociedade civil, de cientistas e educadores permitiu um rico mix de participantes, que propiciou uma discussão aprofundada e abrangente. Um aspecto inovador do evento que despertou enorme interesse foi a discussão sobre as experiências dos mestrados profissionais, organizados pelas sociedades científicas (Sociedade Brasileira de Física - SBF, Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, Sociedade Brasileira de Química - SBQ, Sociedade Brasileira de Computação - SBC) e pela UFRJ (a partir do PROFBIO).

Com este evento, a ABC e a BG-Brasil propuseram provocar a necessária reflexão sobre STEM Education no Brasil. A ideia agora é consolidar a discussão realizada num livro, que será lançado no primeiro semestre de 2016.

Abaixo, você encontrará mais informações sobre o X Seminário Nacional:




webTexto é um sistema online da Calepino