Português > Notícias > Crise na ciência brasileira é destaque no Jornal da Globo


CIÊNCIA NA MÍDIA

Crise na ciência brasileira é destaque no Jornal da Globo

  • Compartilhe:

Publicado em 27/10/2017

O Jornal da Globo, telejornal noturno da Rede Globo, exibiu na edição de quinta-feira, 26 de outubro, reportagem sobre a crise na ciência brasileira. A matéria revelou que a produção científica nacional caiu quase 30% no período de 2014 a 2016, em função do contingenciamento de recursos.

A situação, no entanto, vem se agravando a cada ano. Agora a ameaça chegou a centros de pesquisas de excelência, especialmente a partir do violento corte de 44% no orçamento do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

A reportagem apresentou o exemplo de pesquisas que estão paralisadas. Entre elas, os estudos em Alzheimer, conduzidos pela biomédica e ex-membro afiliada da Academia Brasileira de Ciências (ABC) de 2012 A 2016, Yraima Moura Lopes Cordeiro .

Presidente da ABC, Luiz Davidovich  foi entrevistado na matéria. "Esse é um enorme prejuízo para a ciência brasileira", afirmou Davidovich, que também é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele ressaltou ainda que a crise desestimula os jovens e faz com que pesquisadores brilhantes rumem para o exterior.

Confira a reportagem na íntegra no link.


(Ascom ABC).



webTexto é um sistema online da Calepino