Português > Atuação > Nacional > Grupos de Estudos > Recursos Hídricos > Reuniões > Coletiva de Imprensa sobre a Crise Hídrica na Região Sudeste


Coletiva de Imprensa sobre a Crise Hídrica na Região Sudeste

A crise hídrica pela qual passa a região Sudeste foi tema de uma coletiva de imprensa que reuniu veículos do mundo todo na Academia Brasileira de Ciências (ABC), na quinta-feira, 12 de fevereiro. Cinco destacados cientistas que atuam nessa área falaram sobre as perspectivas do problema e possíveis soluções, do ponto de vista da energia, mudanças climáticas e saúde pública, focando no caso específico do Rio de Janeiro. O Acadêmico José Galizia Tundisi , pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) e especialista em recursos hídricos, coordenou o evento e contextualizou a situação a partir da Carta de São Paulo, documento produzido a partir das conclusões do simpósio "Recursos hídricos no Sudeste: segurança, soluções, impactos e riscos", realizado pela ABC em novembro de 2014.

O Acadêmico Luiz Pinguelli Rosa , diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), discorreu sobre os impactos da crise hídrica na produção energética Nacional. Já o acadêmico José Marengo , pesquisador do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), abordou o problema da crise hídrica na sua relação com a climatologia. Já a pesquisadora Sandra Azevedo, diretora do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ), analisou o impacto da crise hídrica na saúde humana. Por fim, o engenheiro Paulo Canedo, chefe do Laboratório de Hidrologia da Coppe/UFRJ, fez uma análise da situação do Rio de Janeiro no atual cenário de crise.




webTexto é um sistema online da Calepino