Português > Notícias > Ciência brasileira perde Carlos Eduardo Rocha Miranda


Ciência brasileira perde Carlos Eduardo Rocha Miranda

  • Compartilhe:

Publicado em 6/01/2016

Faleceu na terça-feira, 5 de janeiro de 2016, no Rio de Janeiro, o ex-vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Carlos Eduardo Guinle da Rocha Miranda .

Neurocientista pioneiro, Rocha Miranda dedicou toda sua vida profissional à pesquisa científica, desde que se formou em medicina, em 1958, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde construiu uma brilhante carreira acadêmica.

Fez uma especialização em eletrofisiologia e neuroanatomia na França, no Institut Marey Paris Auteuil, e voltou ao Brasil para doutorar-se pela UFRJ. Depois, fez dois estágios de pós-doutorado em neurofisiologia: um pelo National Institutes of Health (1961-63) e outro na Universidade Harvard (1967-70).

Em 1994, Rocha Miranda recebeu do Governo brasileiro, através do Ministério da Ciência e Tecnologia, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Cientifico. No ano seguinte, a então denominada Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) lhe outorgou o Prêmio de Biologia 1995. Em 2005 foi homenageado com o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e em 2006 recebeu da SBNeC a Medalha Neurociências Brasil.

Em uma homenagem a Rocha Miranda realizada em julho de 2015, no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ, o cientista foi aclamado por colegas e ex-alunos, que falaram sobre sua vida e obra e se referiram a ele como ’um talismã da neurociência no Brasil’. Clique aqui para ler a reportagem feita pela ABC, há cerca de seis meses, sobre a homenagem.

O velório acontecerá na quinta-feira, 7 de janeiro de 2016, às 11h, no Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro - R. Monsenhor Manuel Gomes, 287 - Caju. A cremação será realizada às 15h.

A ABC lamenta profundamente a perda deste cientista insubstituível e presta seus mais sinceros sentimentos à família, especialmente à sua esposa Cecilia e aos filhos.


(Ascom ABC)



webTexto é um sistema online da Calepino