Português > Notícias > Após apelo da comunidade científica, PEC 18/2015 é retirada de votação na (...)


Após apelo da comunidade científica, PEC 18/2015 é retirada de votação na Alerj

  • Compartilhe:

Publicado em 21/12/2015

O deputado estadual Edson Albertassi (PMDB) retirou de pauta na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no dia 21 de dezembro, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 18/2015, de sua própria autoria, que previa a redução do repasse para educação de 35% para 25% do orçamento do estado.

A retirada acontece após uma série de manifestações das principais instituições científicas do país posicionando-se contra a proposta. Entre elas, uma carta, assinada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), endereçada a todos os deputados da casa pedindo a reprovação da proposta e uma entrevista para O Globo do Acadêmico Jerson Lima Silva, diretor geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), dizendo temer pela continuidade do órgão, que seria afetado diretamente pelo corte. Veja as matérias abaixo.

Outras instituições científicas e de educação como a Associação dos Docentes da UERJ (Asduerj) e a Academia Nacional de Medicina (ANM) também se posicionaram contra a PEC.

Confira as outras notícias relacionadas à PEC que foi retirada de pauta.

ABC e SBPC manifestam-se contra PEC que reduz à metade verba da FAPERJ
Em entrevista para O Globo, diretor científico da Faperj diz que instituição corre riscos com aprovação da PEC 18/2015


(Samil Chalupe para NABC)



webTexto é um sistema online da Calepino