Português > Notícias > Ano Internacional da Luz será tema de sessão especial da Reunião (...)


Ano Internacional da Luz será tema de sessão especial da Reunião Magna

  • Compartilhe:

Publicado em 29/04/2015

2015 é o Ano Internacional da Luz (IYL, na sigla em inglês), uma iniciativa mundial proclamada pela Organização das Nações Unidas em dezembro de 2013. O objetivo é reconhecer a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida das pessoas para, assim, gerar uma conscientização mundial sobre como essas tecnologias promovem o desenvolvimento sustentável e fornecem soluções para desafios nas áreas de energia, agricultura, saúde, educação e comunicação.

Diversos organismos científicos internacionais participarão dessa iniciativa, entre eles a Academia Brasileira de Ciências, que dedicará uma sessão especial ao Ano Internacional da Luz na 9ª edição da Reunião Magna, que acontece de 4 a 6 de maio, em sua sede no Rio de Janeiro. A sessão será coordenada pelo diretor da ABC Luiz Davidovich , e incluirá uma palestra intitulada "Luz e Vida" do físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Acadêmico Moysés Nussenzveig.

A luz é um assunto abrangente, que exerce um papel essencial no cotidiano e permeia todos os setores sociais. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), "é uma disciplina científica transversal obrigatória para o século XXI. Ela vem revolucionando a medicina, abrindo a comunicação internacional por meio da internet e continua a ser primordial para vincular aspectos culturais, econômicos e políticos da sociedade mundial".

O seu impacto econômico é um dos temas relevantes. As tecnologias fotônicas, por exemplo, têm interferido fortemente na economia mundial, atualmente com um mercado de 300 bilhões de euros e uma projeção de mais de 600 bilhões de euros para 2020. Entre 2005 e 2011, o crescimento da indústria da fotônica foi duas vezes maior do que o do PIB mundial, segundo a UNESCO.

"O Ano Internacional da Luz comemora uma série de aniversários de contribuições importantes na história da ótica: Alhazen (1015), Fresnel (1815), Maxwell (1865), Einstein (1915), Penzias e Wilson (1965)", explica Nussenzveig. "O IYL também visa a realçar a importância da ótica e de suas aplicações."

Na sessão especial da Reunião Magna, o físico abordará o tema da forma mais interdisciplinar possível, salientando as estreitas relações entre a luz e a biologia, com repercussões em várias outras áreas da ciência. Ele lembra que a luz e a energia têm estreita relação com a crise hídrica vivida pelo país desde 2014. "A ABC chegou a tratar do problema dos recursos hídricos em reunião recente e se pronunciou a respeito."

Nussenzveig, que atua na área de biofísica, conta que buscou tornar a palestra acessível a um público bem amplo. "Minha apresentação enfatiza os aspectos mais fundamentais, em que o valor da ciência é sua contribuição para nossa visão do mundo." "O Valor da Ciência" é o tema da Reunião Magna deste ano.

A apresentação de Nussenzveig vai revisitar de uma forma atualizada uma famosa palestra de 1932 do físico dinamarquês Niels Bohr, também intitulada "Luz e Vida". Entre os tópicos a serem abordados, estão "intuição biológica", "a origem da vida" e "a luz como arma da biologia: pinças óticas".

Não perca a sessão especial sobre o Ano Internacional da Luz na Reunião Magna, no dia 5 de maio, 3ª feira, às 11h, na Academia Brasileira de Ciências.

Confira a programação completa da Reunião Magna.

Nesta semana, a ABC publica uma série de entrevistas e reportagens com coordenadores de sessões e participantes da Reunião Magna 2015, que adiantarão os assuntos de suas apresentações e falarão sobre seus respectivos trabalhos e a relação deles com o tema do evento. Confira as entrevistas feitas com o matemático francês Étienne Ghys, com a vencedora do Nobel de Química Ada Yonath, com o engenheiro e gerente da Vale Sandoval Carneiro e com o coordenador do evento, Vivaldo M. Neto.

A participação na Reunião Magna é gratuita, mediante inscrição, e fornece certificado de participação. Para se inscrever, mande um e-mail com seu nome completo, instituição à qual está vinculado e número de RG ou CPF para rmagna2015@abc.org.br.

Para credenciamento de imprensa, mande um e-mail para ascom@abc.org.br com o nome dos jornalistas, o veículo e os contatos de e-mail e telefone.

Serviço
Evento: Reunião Magna da ABC 2015
Data: 4 a 6 de maio
Local: sede da ABC, na Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 3º andar, Centro, Rio de Janeiro/RJ. Próximo ao metrô Cinelândia.


(Clarice Cudischevitch para NABC)



webTexto é um sistema online da Calepino