Português > Notícias > Acadêmico participará de discussão no CNE sobre o Projeto de Lei (...)


Acadêmico participará de discussão no CNE sobre o Projeto de Lei 4368

  • Compartilhe:

Publicado em 5/12/2012

Representando a ABC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o Acadêmico Nelson Maculan estará presente na discussão sobre o Projeto de Lei 4386, que acontecerá no dia 5 de dezembro no Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília.

O projeto de lei em questão redefine a carreira docente nas universidades públicas federais e já foi discutido entre a ABC e a SBPC, sendo alvo de grande preocupação entre seus membros. Por essa razão, resultou em um manifesto publicado no dia 20 de novembro deste ano. As duas organizações apontam aspectos que podem acarretar retrocessos para as universidades brasileiras, principalmente no que tange à qualidade da pesquisa e do ensino de graduação e pós-graduação.

Para ler o manifesto na íntegra, clique aqui.

Sobre o Acadêmico

Nelson Maculan é graduado em engenharia de minas e metalurgia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), possui mestrado em matemática estatística pela Universidade de Paris VI e doutorado em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atualmente exerce o cargo de professor titular.

Especialista na área de ciência da computação, com ênfase em matemática da computação, ele atua principalmente nos seguintes temas: otimização combinatória, programação inteira, programação linear, geração de colunas e otimização global.

O pesquisador, que já foi secretário de estado de Educação do Rio de Janeiro, foi agraciado ao longo de sua carreira com inúmeros prêmios, como o Prêmio Anísio Teixeira, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Prêmio Mérito Científico, da Sociedade Brasileira de Computação, além da Medalha da Ordem Nacional do Mérito Científico, entre outras formas de reconhecimento pela excelência do seu trabalho.


(Ana Siqueira para Notícias da ABC)



webTexto é um sistema online da Calepino