Sem ciência, não há justiça social: no G20, Brasil dá exemplo para o mundo
ABC na 5a CNCTI: leia as matérias da ABC e do MCTI com Acadêmicos!
Comunicado Oficial do S20: Ciência para a Transformação Mundial
Cúpula do S20 traz recomendações da Ciência para o G20
Está em curso projeto para criar o acervo digital da Academia Brasileira de Ciências
Saiba tudo sobre a Reunião Magna e Sessão Solene da ABC 2024
Diálogos Nobel Brasil: Uerj, USP e Fiesp
Ciência precisa fazer sua parte no combate à fome, alerta novo livro da ABC
O que pensam as academias nacionais de ciência do G20?
Academia Brasileira de Ciências reitera seu apoio incondicional à Democracia
A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos. Com um quadro atual de mais de 900 membros, a ABC é reconhecidamente a mais prestigiosa associação de cientistas no país. Seu foco é o desenvolvimento científico, educacional e do bem estar social do país. Contribui para a promoção da ciência através do reconhecimento do mérito cientifico, a publicação do periódico Anais da ABC e o estudo de temas de primeira importância para a sociedade, visando dar subsídios científicos para a formulação de políticas públicas. Clique aqui para saber mais.
No próximo dia 19, os cinco jovens e destacados cientistas escolhidos para mandato de 5 anos serão diplomados em cerimônia na sede da Finep, parceira da ABC.
Publicação é fruto do trabalho conjunto de membros da ABC sob coordenação o biólogo Carlos Frederico Menck e será lançada nos dias 19 e 20 de setembro no Rio de Janeiro.
Membros titulares podem indicar pesquisadores de todas as áreas do conhecimento, com até 40 anos de idade (limite flexível para mães cientistas).
Apenas membros titulares podem fazer indicações. Vejam aqui o cronograma eleitoral e participem!
Evento será nos dias 17 e 18 de setembro, no Inpa, e contará com apresentação da titular da ABC Ima Célia Vieira.
Alunos selecionados para o programa já podem conferir quem serão seus orientadores. Não esqueçam do próximo passo de submissão das propostas!
“A Terra só viu algo parecido no último período do interglacial, 120 mil anos atrás”, l destaca Carlos Nobre em coluna para a Folha de São Paulo.
Presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Acadêmicos Renato Janine Ribeiro e Paulo Artaxo escreveram editorial sobre as queimadas.
Ex-ministro da Educação e presidente da SBPC, Acadêmicos denuncia o descaso da elite brasileira com o desenvolvimento. Leia no Brasil 247.
Acadêmico desvendou os mecanismos de adaptação das espécies da região às variações de oxigênio e de temperatura dos rios. Leia na revista Pesquisa Fapesp.
Biomas brasileiros estão gravemente ameaçados pelo aquecimento global; Pantanal deve perder toda a sua área alagada antes mesmo do fim do século. Confira entrevista ao Estadão.
Período de estiagem chegou mais cedo e afeta regiões como a Amazônia e o Pantanal. Reportagem do Fantástico ouviu o climatologista e Acadêmico Carlos Nobre.
Maior cidade do país atingiu a marca na segunda feira, 9 de setembro. Acadêmico e diretor-geral do Cemaden explicou a situação à CBN.
Em meio à crise climática, resposta ao problema da camada de ozônio é exemplo positivo de que é possível salvar o planeta. Matéria do Jornal da USP com o Acadêmico Paulo Artaxo.
Brasil tem oportunidade de construir uma política de governança de dados inovadora e internacional. Leia o novo artigo de Virgilio Almeida e Francisco Gaetani para o Valor Econômico.
O Nexo Jornal conversou com pesquisadores sobre os desafios da implementação de ações contra a poluição, entre eles está o Acadêmico Paulo Saldiva.
Conheça as iniciativas da ABC em reunir cientistas de excelência para elaborar recomendações para políticas públicas que beneficiem a população
Veja as organizações e iniciativas internacionais que contam com a participação da ABC!
As publicações apresentam as ações da ABC ao longo de cada ano
Conheça a história da ABC: sua criação, fundadores, o desenvolvimento de suas principais atividades até hoje.
Voltar ao topo