Português > ABC participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014


ABC participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014

A Academia Brasileira de Ciências participou do maior evento de popularização da ciência do Brasil: a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Em sua 11ª edição, o tema escolhido para a SNCTfoi "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social". O objetivo foi mostrar a grande oportunidade para vincular a produção científica aos desafios sociais da realidade brasileira.

Coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu em todo o país, do dia 13 ao dia 19 de outubro. No Estado do Rio de Janeiro, a SNCT foi dividida em cinco polos e atraiu cerca de 20 mil pessoas.

A ABC integrou a SNCT através de seu estande no polo Jardim Botânico, onde divulgou suas contribuições para a divulgação e crescimento da ciência nacional, como o estímulo à interação entre cientistas brasileiros e internacionais; o incentivo ao desenvolvimento de novos talentos científicos; a realização de seminários com palestrantes de excelência nacional e internacional, gratuitos e abertos ao público; a produção de documentos resultantes de grupos de estudos de alto nível, voltados para temas de interesse maior para a sociedade brasileira - como Amazônia, Doenças Negligenciadas, Educação Superior, Básica e Aprendizagem Infantil, Recursos Hídricos, Recursos Minerais e outros -, com o objetivo de contribuir com conteúdo para a elaboração de políticas públicas.

Outra ação de difusão científica da ABC é o portal ProfiCiência, que resume dezenas de entrevistas com cientistas e apresenta, em linguagem adequada e em vídeos, o imenso leque de possibilidades de carreiras em ciência para os jovens e para os professores do ensino básico. A proposta do portal é despertar a curiosidade e o interesse dos jovens brasileiros pela ciência enquanto uma possibilidade profissional, que ele passe a conhecer as opções para, quem sabe, considerar a hipótese de ser um cientista no futuro.

A assessora de comunicação da ABC e mestre em Educação, Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Elisa Oswaldo-Cruz, fez uma apresentação para estudantes do ensino básico sobre a importância da ciência no mundo que nos cerca e sobre as possibilidades de escolher uma carreira na área de ciências.

Elisa, que também é coordenadora do projeto ProfiCiência, acredita que a SNCT, aliada às Olimpíadas de Matemática e de outras áreas, procura despertar nas crianças e jovens a curiosidade e o interesse pela ciência. "Para desmitificar a imagem estereotipada de que a profissão de cientista é algo destinado a alguns poucos gênios, precisamos mostrar que a ciência serve para resolver problemas, está no cotidiano de todos nós e que é feita em vários lugares, para todos e por quem tiver interesse, curiosidade, imaginação e persistência. A mensagem é: ’O país precisa muito de bons cientistas. Quem sabe você pode ser um deles?’." A jornalista ressaltou que a orientação vocacional e a informação profissional deveriam ser atribuições do ensino médio, que tem como objetivo final preparar os jovens para uma escolha profissional e para a inserção no mercado de trabalho.

Ao todo, a SNCT teve 42.060 atividades cadastradas em 618 cidades. Cerca de 700 instituições, envolvendo universidades, escolas e agências de fomento, participaram do evento.

Confira as fotos do evento na galeria!


(Ascom ABC)



webTexto é um sistema online da Calepino