Português > Eventos > A ciência e os desafios do desenvolvimento sustentável da Amazônia


A ciência e os desafios do desenvolvimento sustentável da Amazônia

Em parceria com a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN-A), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) coorganizou dois processos de consulta, que reuniu um grupo de destacados cientistas em Manaus, nos dias 5 e 6 de dezembro próximo.

A SDSN é uma iniciativa que visa mobilizar o conhecimento existente na busca por soluções práticas para os problemas relacionados ao desenvolvimento sustentável. Através da mobilização de universidades, centros de pesquisa, organizações da sociedade civil, empresas e outros centros de conhecimento, esta rede procura contribuir para o desenho e futuro monitoramento da implementação da Agenda do Desenvolvimento Pós-2015.

O primeiro processo ocorreu na tarde do dia 5/12, tendo como tema "Ciência e o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia". Contando com a participação dos presidentes das Academias de Ciências dos países amazônicos - Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela -, entre outros convidados, esta consulta discutirá o papel e a contribuição potencial da ciência para a definição de alternativas de desenvolvimento para a Amazônia. Contando com o apoio da Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), os participantes debateram estratégias para a mobilização e engajamento das instituições de pesquisa na região, visando a construção de uma agenda sustentável de desenvolvimento regional.

O segundo processo de consulta foi realizado na manhã do dia 6/12 e terá como tema "Desafios, Oportunidades e Contribuições para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia". Nesta consulta os participantes debateram temas como: principais desafios de pesquisa na região nos próximos cinco anos; desafios para pesquisadores e institutos de pesquisa na Amazônia; cooperação científica visando o desenvolvimento regional sustentável; soluções inovadoras para os problemas regionais; e a contribuição efetiva que a rede SDSN-Amazônia pode oferecer para a comunidade científica regional, e vice-versa.

O propósito fundamental é que estes dois processos de consulta contribuam para a formulação do plano estratégico da SDSN-Amazônia e a mobilização da comunidade científica regional, visando o desenvolvimento de um paradigma sustentável de desenvolvimento para a Amazônia.

Os processos de consulta foram realizados na sede da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), localizada na Rua Álvaro Braga, 351, no Parque Dez de Novembro, em Manaus.

Programação
Galeria de Fotos
Vídeos das palestras



Eventos


webTexto é um sistema online da Calepino