Português > Notícias > 68th Lindau Nobel Laureate Meeting: indicações até 25 de outubro


OPORTUNIDADES

68th Lindau Nobel Laureate Meeting: indicações até 25 de outubro

  • Compartilhe:

Publicado em 20/10/2017

Jovens cientistas ao lado do físico alemão Klaus von Klitzing, ganhador do Nobel em 1985

Pesquisadores brasileiros têm até a próxima quarta-feira, 25 de outubro, para enviarem recomendações de candidatos ao 68th Lindau Nobel Laureate Meeting, que será realizado em Lindau, na Alemanha, nos dias 24 a 29 de junho. O evento, anual, promove o encontro de cerca de 60 jovens cientistas de 80 países com até 30 vencedores do Prêmio Nobel. Esta edição será voltada para as áreas de medicina, fisiologia e disciplinas correlatas.

Na qualidade de parceira acadêmica do evento, a ABC foi convidada a indicar até cinco potenciais participantes. A oportunidade é destinada a jovens de diferentes níveis de formação. Há vagas para alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de pós-doutores.

No ano de 2011, a Academia levou dois membros afiliados: os médicos Jorge Neval Moll Neto, neurocientista e atualmente presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino; e Martín Pablo Cammarota, professor titular de psicofarmacologia e neuroetologia do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Em 2014 foi a vez de Cleidson de Pádua Alves, doutor em biologia celular e molecular pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e atualmente pesquisador na Universität zu Köln, em Colônia, Alemanha. Na época. Cleidson destacou que, dentre os muitos benefícios de participar do encontro, o ponto alto foi as diversas oportunidades de interagir com os laureados fora da programação científica e discutir temas relacionados à produção e formação científica, condução de projetos e desenvolvimento da carreira.

Saiba como participar

Para ser indicado, o candidato que é aluno de graduação deve contar com sólida base em Medicina/Fisiologia, além de ter desenvolvido trabalho prático ou possuir experiência laboratorial. Aos estudantes de mestrado ou doutorado, é preciso demonstrar excelente desempenho acadêmico, ter produzido trabalhos de pesquisa de bom nível e/ou estar em treinamento médico-clínico.

Já para os pós-doutores, é preciso ter, no máximo, cinco anos de conclusão do pós-doc, ter publicado resultados de suas próprias pesquisas em revistas indexadas, preferencialmente como primeiro autor, e ter apresentado trabalho em reuniões científicas internacionais, preferencialmente como conferencista.

Todos os candidatos precisam ser fluentes em inglês e ter a capacidade de participar de forma ativa nas discussões. É preciso também ter menos de 35 anos de idade, não possuir uma posição permanente na carreira de pesquisador e não ter participado de nenhuma edição do Lindau Nobel Laureate Meetings. Outras características desejáveis são: ter interesse em ciência e pesquisa, forte compromisso com seu campo de estudo e com o trabalho interdisciplinar, e pertencer ao top 10% da turma.

É importante que os candidatos tenham também conhecimento da indicação, pois eles devem ter disponibilidade para viajar para a Alemanha no período do evento, caso sejam selecionados. As passagens serão cobertas pela ABC e a estadia ficará por conta da organização do evento e de seus parceiros.

As indicações devem ser feitas por meio do e-mail lindau@abc.org.br. A mensagem deve conter as seguintes informações do candidato: nome, data de nascimento, e-mail, carta de recomendação em inglês – assinada por um pesquisador sênior – e link para o currículo Lattes.

Sobre os encontros Lindau

Almoço com o químico e ganhador do Nobel em 2004 Aaron Ciechanover, na 67ª edição do encontro

As reuniões Lindau são realizadas desde 1951 e mobilizam, anualmente, um grupo de laureados do Prêmio Nobel e promissores representantes de uma nova geração de cientistas. Esses encontros têm por objetivo promover um intercâmbio de experiências entre pesquisadores de diferentes gerações, países, culturas e disciplinas.

Usualmente, são reunidos em torno de 20 a 40 laureados com o Prêmio Nobel. As reuniões representam uma experiência única e enriquecedora para os jovens pesquisadores que têm o privilégio e a oportunidade de participar do processo. Conheça mais sobre o 68th Lindau Nobel Laureate Meeting no link. Mais informações em http://www.lindau-nobel.org/.


(Ascom ABC. Fotos: Christian Flemming e Julia Nimke/Lindau Nobel Laureate Meetings)



webTexto é um sistema online da Calepino